Jornal da Globo parou o Brasil ao anunciar fim de amado serviço que era disponibilizado na Caixa, Banco do Brasil e Bradesco
Recentemente, uma notícia abalou milhões de clientes bancários no Brasil, envolvendo três dos maiores bancos do país: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco. O alvoroço começou com um comunicado oficial veiculado em um jornal da Globo, anunciando o fim de um serviço considerado crucial por muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida impactante lançou dúvidas e incertezas entre os correntistas, que agora buscam entender as implicações dessa mudança e como isso afetará suas vidas financeiras.
“Fim do DOC: transferências bancárias podem ser feitas até as 22h desta segunda-feira”. Foi assim que o jornalista da Globo pegou todos de supressa. ” Os bancos irão deixar de oferecer as transferências de dinheiro via DOC (documento de ordem de crédito) a partir das 22h desta segunda-feira (15), mas os clientes ainda poderão fazer agendamentos.” Disse em seguida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o dia 15 de janeiro de 2024, as instituições financeiras de todo o país associadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) deixaram de fazer transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). O tradicional meio de pagamento foi extinto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como o DOC, também foram descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, informou a federação.
O que acontece após o fim do DOC?
A finalização do DOC deve ser entendida como mais um capítulo da constante evolução dos meios de pagamento, especialmente com a ascensão de novas tecnologias e sistemas criados para facilitar e agilizar a vida de todo mundo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
D acordo com a Febraban, o DOC está saindo de cena em razão da agilidade dada pelo Pix às transações bancárias, fazendo com que pagamentos ocorram de forma instantânea. Nessa modalidade, o recurso é recebido na hora enquanto o DOC exige um dia útil até a conclusão da transferência, além de outras limitações de valor (até R$ 4.999,99) e horário (até as 22h em dias úteis).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as funcionalidades do Pix?
Como você já sabe, o Pix foi criado para facilitar pagamentos e transferências. Mas essa operação vai além.
Veja as principais funcionalidades a seguir.
– Pagamentos por QR Code: além da chave, QR Codes podem ser utilizados.
– Pagamentos de contas e boletos: diversos pagamentos, como contas de luz e Guias de Recolhimento da União (GRU), podem ser realizados pela ferramenta.
– Pix Cobrança: essa alternativa ao boleto permite pagamentos com vencimentos futuros.
– Pix Saque: o usuário pode realizar um saque em um estabelecimento comercial cadastrado, sem precisar comprar produtos. Ao receber o Pix, o comerciante entrega o dinheiro ao cliente.
– Pix Troco: tem funcionamento semelhante ao Pix Saque. A diferença é que, ao comprar um produto, o usuário transfere um valor maior do que o devido e recebe a diferença em espécie.