A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer a confirmação urgente de uma interdição de uma fábrica n° 1. O caso foi tão grave que virou notícia na Globo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a interdição contra uma fábrica n° 1 no Brasil e a confirmação da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o AL2, telejornal exibido pela afiliada da Globo em Alagoas, uma notícia sobre a interdição da fábrica em um famoso bairro de Maceió pegou os telespectadores de surpresa. A edição foi ao ar em 22 de maio de 2024: “Uma fábrica de bolos no bairro do Jacintinho, em Maceió, foi interditada nesta quarta-feira (22/05) pela Vigilância Sanitária por funcionar em condições insalubres”.
O jornalista que estava comandado o AL2, uma espécie de SP2 local, trouxe mais detalhes: “Os fiscais flagraram mofo nas paredes, água suja e alimentos estragados. Além da falta de higiene, as comidas estavam sendo armazenadas de forma incorreta em uma geladeira suja e abarrotada de gelo”. O fato da fábrica descumprir as medidas da Anvisa surpreendeu os telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da Globo, a Vigilância Sanitária também flagrou as roupas dos funcionários estendidas em um varal junto com os panos de prato. Todas essas irregularidades colocaram em risco o funcionamento do espaço por descumprirem as regras básicas da Anvisa. Aliás, uma série de medidas foram tomadas na tentativa de acabar com todas as situações nojentas na fábrica.
Pronunciamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o coordenador da Visa, Airton Santos, disse que o estabelecimento só poderá voltar a funcionar depois que fizer as adequações necessárias. “Os representantes de estabelecimentos comerciais devem possuir conscientização na questão de saúde pública”, disse ele. Não encontramos nenhuma nota oficial da fábrica, mas o espaço permanece em aberto pra atualização da nota.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao que tudo indica, a fábrica cumpriu todas as determinações da Anvisa e voltou a funcionar normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.