Alerta
Aprovada no Senado: Globo confirma nova lei de trânsito projetada para trazer PROIBIÇÃO à CNH em 2025
26/12/2024 às 8h32
Uma nova lei anunciada e confirmada na Globo traz uma obrigação na CNH dos motoristas e você precisa saber
Um jornal da Globo confirmou na última semana uma nova lei de trânsito anunciada e aprovada no Senado, que traz uma nova obrigação na CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os motoristas precisam ficar atentos, para que não façam alguma coisa que vão contra as normas e acabem sendo penalizados.
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do portal ‘G1’, traz à tona uma nova lei de trânsito, que ainda tramita, com mudanças na CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de realização de exame toxicológico para um novo grupo de motoristas, que antes não estava incluso e pode ser que entre em vigor em breve. Vale destacar que essa nova lei chega com uma proibição, afinal, se a pessoa não fizer o exame, pode sofrer com uma multa de trânsito.
As categorias da CNH
- A CNH se divide em cinco tipos de categorias, mas quem não pretende dirigir um caminhão pode se preocupar somente com as duas primeiras;
- A categoria A é para aqueles que querem andar de moto, sendo específica para veículos de duas rodas;
- Já a categoria B é para quem quer conduzir um carro, seja ele manual ou automático;
- Por fim, há também as de categoria C, D e E, mas estas para quem pretende dirigir veículos de carga bruta, como caminhões.
Exame toxicológico
De acordo com o portal ‘G1’, o Senado aprovou no dia 18 de dezembro um Projeto de Lei com obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas em todas as categorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, inclui também todos aqueles que irão tirar a carteira de motorista pela primeira vez, garantindo uma maior segurança nas ruas pela cidade.
Antigamente, o exame era voltado apenas para os motoristas profissionais, como condutores de caminhões e ônibus, mas pode passar por uma ampliação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Motoristas em festa: Lei de trânsito crava fim de pagamento mais temido aos donos de carro em 2025
● Adeus, IPTU: Lei em vigor garante isenção de imposto mais temido aos idosos 60+ em São Paulo
● Aprovado em comissão: Nova lei da renovação da CNH anunciada em 2024 atinge idosos 60+ com virada histórica
Apesar da aprovação do Senado, ainda precisa passar pela Câmara para uma análise final. Caso sinalizem de maneira positiva, ai sim poderá passar pela sanção e entrar em vigor.
Entenda a importância do exame toxicológico
A principal função do exame toxicológico é de identificar se há a presença de substâncias psicoativas no organismo do condutor, nos últimos 180 dias.
Atualmente, só os donos da CNH de categorias C, D e E precisam realizar o exame e com uma constância de a cada 2 anos e 6 meses.
Para realizar o exame, utiliza-se apenas alguns pelos do corpo, sejam eles das pernas, braços ou o próprio cabelo do motorista.
O valor varia de acordo com o laboratório que realizará e pode chegar até R$150, pesando no bolso dos motoristas.
Conclusões finais
O jornal da Globo confirmou um Projeto de lei, aprovado pelo Senado, em que prevê uma mudança na obrigatoriedade do exame toxicológico da CNH.
Assim, não apenas os motoristas profissionais precisariam realizar o exame, mas todos aqueles que são motoristas de aplicativo e também todos que forem tirar a primeira CNH.
Veja mais matérias sobre a CNH
Qual infração para quem não faz o exame toxicológico?
Caso o motorista pare em uma blitz e não ter feito o exame toxicológico, terá que arcar com uma infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa de R$1.467,35.
Assim, o melhor a se fazer é realizar o exame e estar dentro da lei.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: