Luto
Brasil em luto: Globo confirma morte arrasadora de cantor mais amado
12/09/2024 às 18h51
A Globo confirmou a morte de um cantor famoso para a tristeza de milhares de fãs
A Globo confirmou na noite de ontem (11) a morte do cantor Frankie Beverly, aos 77 anos. A morte foi anunciada pela própria família do cantor de soul americano em comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Durante esse período, enquanto navegamos sentimentos de tristeza, reflexão e lembrança, pedimos gentilmente privacidade e compreensão. Ele viveu sua vida com alma pura, como se diria, e para nós, ninguém fez melhor. Ele viveu por sua música, família e amigos. Amem uns aos outros, pois ele gostaria disso para todos nós”, declarou a família nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.
Conhecido por sua potente voz, Beverly formou o Maze na Filadélfia sob o nome de Raw Soul. Depois de se mudar para San Francisco, Frankie adotou o nome Maze por sugestão da lenda da Motown, Marvin Gaye. De 1977 a 1993, Maze lançou oito álbuns de estúdio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante esse mesmo período, Maze marcou mais de 20 hits no Top 40 na parada de singles de R&B da Billboard. Entre eles estavam os líderes das paradas de R&B “Back in Stride” (1985) e “Can’t Get Over You” (1989). Além disso, o hit de 1981 de Maze, “Before I Let Go”.
Após 50 anos de carreira, Beverly havia anunciado sua aposentadoria e fez seu último show na Filadélfia em julho deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu filho, Anthony, que fez uma turnê como baterista da Maze, junto com sua ex-esposa, a advogada de entretenimento Heather Beverly, organizou um álbum de tributo ao pai de Anthony chamado Silky Soul Music… an All-Star Tribute to Maze Featuring Frankie Beverly em 2009, fundando juntos a gravadora Brantera, como uma homenagem ao trabalho de Maze.
Em 2024, Frankie Beverly foi homenageado pela NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), em inglês, com o prêmio Lifetime Achievement Award no 55º NAACP Image Awards.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer de pulmão e infarto: 5 estrelas de Porto dos Milagres, da Globo, destruídas pela morte
● A morte irreparável de atriz de Chiquititas ao perder batalha contra câncer terminal: “Triste”
● Luto nesta sexta (22): Morte de jornalista famoso acaba de ser confirmada e causa é mantida em segredo
QUAL A HISTÓRIA DE FRANKIE BEVERLY?
Beverly nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, e começou a cantar música gospel quando era estudante em uma igreja local. Ele foi criado no bairro de East Germantown, na cidade, e se formou na extinta Germantown High School.
Quando adolescente, formou o The Blenders, um grupo de doo-wop a cappella de curta duração, influenciado por The Dells, The Moonglows e The Del-Vikings. Depois que esse grupo se dissolveu, ele fundou o The Butlers (posteriormente Frankie Beverly and the Butlers), que seria o primeiro grupo com o qual ele gravaria em 1963. Em 1967, ele gravou “If That’s What You Wanted”, que se tornou um padrão do Northern Soul. Com o passar do tempo, eles chamaram a atenção do produtor musical Kenny Gamble, que acabou lançando gravações do grupo.
Após algumas turnês pesadas, o grupo se mudou para a Califórnia. A unidade foi rebatizada como Raw Soul e chamou a atenção de uma cunhada de Marvin Gaye. Gaye os apresentou como banda de abertura em seus shows e também convenceu Beverly a mudar o nome da banda para Maze.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]