Globo confirma grande mudança no INSS para milhares de aposentados
A emissora Rede Globo confirma recentemente grande mudança no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que vai fazer milhões de aposentados e segurados da instituição comemorar, após tanto tempo de espera.
De acordo com o Jornal Nacional, exibido pela platinada, o governo teria criado um programa para reduzir uma fila que apresentou um crescimento significativo nos últimos seis meses, já que benefícios previdenciários de 1,8 milhões de brasileiros ainda estavam no processo de espera. Deste total, quase 600 mil aguardam pela pericia para o auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o governo federal permitiu que o trabalhador afastado por doença receba o benefício por incapacidade temporária, por até seis meses, sem precisar realizar a pericia médica presencial, com o intuito de diminuir gradualmente a fila de beneficiários.
Portanto, uma série de documentos e relatórios médicos ou odontológicos devem ser entregues no processo. “O médico também tem que prestar atenção para que ele possa emitir um relatório de forma legível com todas as informações para que o segurado não faça um protocolo com documento errado ou incompleto. Porque se o documento, por exemplo, tiver todas as informações, mas não tiver data, não vale”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
O trabalhador poderá mandar seus documentos tanto pelo site oficial quanto pelo aplicativo Meu INSS, ou também pela central 135, onde terá que agendar para levar o documento à agência da previdência. Aqueles que já marcaram a perícia, mas ainda vai demorar para realizar o exame, pode evitar a documentação para tentar o benefício antes do previsto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa fila de 1,8 milhão que estão aguardando algum resultado não foi criada em um dia. E nós não vamos resolver isso em um estalar de dedos. Nossa intenção é de 30 a 60 dias estar com isso completamente formalizado dentro do INSS”, diz Carlos Lupi, ministro da Previdência.
Além disso, a Globo revela que o governo pagará um bônus para os servidores do instituto que toparem trabalhar fora de seus horários de expediente para analisar pedidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula toma decisão sobre o 13º salário do Bolsa Família e confirma real sobre liberação
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
Quais são os documentos necessários para receber o benefício por incapacidade temporária?
- Nome do trabalhador;
- Data do documento – emitido nos últimos 90 dias;
- A doença detalhada ou a classificação internacional de doenças;
- Data de início do afastamento;
- Prazo;
- Assinatura do profissional, nome e registro no conselho de classe no Ministério da Saúde ou carimbo.