Jornal da Globo anuncia uma excelente notícia a todos os brasileiros envolvendo o Banco Central do Brasil
E o G1, um portal de notícias da Globo, acaba de confirmar uma notícia que cai como um verdadeiro presente no bolso da maioria dos brasileiros.
Isso porque nesta quarta feira (02), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen) se reúne e deve iniciar o ciclo de corte na taxa Selic (juros básicos da economia brasileira). Tal decisão será anunciada ainda nesta quarta após as 18h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso seja confirmada, esta será a primeira redução nos juros brasileiros dos últimos três anos. A última queda apresentada pela taxa ocorreu no mês de agosto do ano de 2020, ainda no período crítico da pandemia da Covid-19.
Naquele momento a Selic caiu de 2,5% para 2% ao ano, o nível mais baixo da história. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano, que é considerado o maior nível em seis anos e meio.
Especulações dos especialistas
A maior parte dos especialistas e economistas especulam que a taxa sofrerá um corte de 0,25%, ou seja, caindo de 13,75% para 13,50%. Há analistas, entretanto, que projetam uma redução maior, de 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o início de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do seu governo têm criticado o BC por manter a taxa em 13,75%.
Roberto Campos Neto, atual presidente do Bacen, argumenta afirmando que a manutenção da taxa foi importante para conter a crescente da inflação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por ser uma instituição de autarquia, o presidente do BC possui autonomia em sua gestão, ou seja, por mais que Lula não concorde com a política de Campos Neto, uma eventual demissão só pode ser realizada com o aval do Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais as consequências dessa redução?
De acordo com especialistas, a redução da taxa de juros no Brasil trará uma série de consequências para a economia, dentre elas;
Redução das taxas bancárias: Caso sofra essa redução os cortes de juros devem ser repassados a correntistas bancários.
Vale mencionar que em junho, antes mesmo do início do ciclo de corte da Selic pelo BC brasileiro, os juros médios dos bancos já estavam começando a recuar.