A Globo anunciou através de um telejornal quais serão as novidades que a Anvisa promoverá em farmácias do país
O “Jornal Hoje”, da TV Globo, noticiou uma novidade envolvendo as farmácias em todo o Brasil, nesta terça-feira (1). A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que estes estabelecimentos realizem exames em pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir de hoje, as farmácias vão poder realizar ao menos 47 tipos de exames de análises clínicas. A liberação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, afirmou o âncora Alan Severiano.
O repórter Bernardo Bortolotto deu mais informações: “Fazer exames para diagnosticar Covid se tornou uma realidade na pandemia, mas a partir de hoje a Anvisa permite que as farmácias realizem 47 tipos de exames de análises clínicas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVIDADE IMPORTANTE
Agora, será possível realizar testes de HIV, sífilis, hepatite, glicemia, dengue, colesterol e febre amarela. Rafael Oliveira Espinhel, presidente executivo da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, informou quais são os benefícios da nova mudança:
“Com o rastreamento, cada vez mais as pessoas realizando os testes nas farmácias, possibilita que você tenha um conhecimento a respeito de uma pandemia, de uma epidemia. Isso auxilia na tomada de decisões dos órgãos governamentais no direcionamento de políticas públicas. Um outro ponto importante é o desafogamento do sistema público de saúde”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO SERÃO OS EXAMES NAS FARMÁCIAS?
Ainda de acordo com o jornal da TV Globo, as farmácias terão prazo de 180 dias para adequação. Hoje, farmácias já começaram a fazer exames de sangue. Os estabelecimentos também farão apenas testes rápidos, para que o paciente saia do local já com o laudo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa também exige que as farmácias realizem todas as fases das análises clínicas dentro do local. Um profissional habilitado deve realizar a coleta do dedo. Exames de urina, fezes e coleta em veias estão proibidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE