Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ALERTA!

PROIBIÇÃO: Globo confirma proibição da ANVISA contra 5 milhões de produtos, incluindo nº1 de milhares

14/09/2024 às 15h54

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Anvisa - Globo - Produto proibido (Foto: Reprodução, Montagem - Tv Foco, Well)

Em uma ação gigantes, Anvisa realiza a proibição contra 5 milhões de produtos no mercado, incluindo o numero um entre os jovens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma proibição abrangente que atinge cerca de 5 milhões de produtos no mercado, conforme noticiado pela Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os itens afetados estão alguns dos mais populares entre os consumidores, incluindo um produto amplamente reconhecido como o número um em sua categoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Internet)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Internet)

Durante edição do Bom dia Paraná, edição local do jornal da Globo, que foi ao ar em agosto desse ano, todos foram surpreendidos com a matéria que informou que 5 milhões de produtos foram apreendidos pela Anvisa em Ibiporã.

No dia 29/8, a Anvisa, em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, realizou uma operação de fiscalização no município de Ibiporã, próximo a Londrina, Paraná.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo nota divulgada pela agência no site do governo federal, a ação, batizada de Operação Luscus Fuscus, focou em três empresas que produzem e comercializam produtos de tabaco, como narguilés, charutos, tabaco desfiado e cigarros de palha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O uso de narguilés tem crescido bastante no Brasil, especialmente entre os jovens. 

De acordo com uma pesquisa do IBGE, mais de dois milhões e meio de brasileiros usavam narguilé em 2019. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o número de estabelecimentos que vendem ou alugam narguilés também aumentou significativamente, com mais de 1600 tabacarias abertas apenas na cidade de São Paulo em 2020.

Irregularidades

Durante a operação, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo produtos de tabaco sem registro ou com embalagens não autorizadas. A equipe, composta por seis servidoras da Anvisa, foi apoiada por equipes da Receita Federal e da Polícia Federal de Londrina.

A equipe da Anvisa apreendeu cerca de 5 milhões de unidades de produtos e 9 toneladas de produtos semi-elaborados. Todo esse material deverá ser destinado para destruição, cumprindo assim a legislação vigente.

Entre os principais itens apreendidos estavam materiais de propaganda de fumo para narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como vapes ou cigarros eletrônicos.

Esses produtos, além de estarem proibidos, representam um risco adicional à saúde pública.

  • 5 milhões de unidades de produtos irregulares
  • 9 toneladas de produtos semi-elaborados
  • Materiais de divulgação de cigarros eletrônicos
  • Propagandas de fumo para narguilé

A data da fiscalização foi escolhida devido ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo ser comemorado em 29 de agosto.

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, você pode utilizar a plataforma Fala.BR, que permite registrar manifestações como denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

Acesse o site Fala.BR, faça seu cadastro e siga as instruções para registrar sua denúncia. 

Alternativamente, você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Anvisa pelo telefone 0800-642-9782 ou presencialmente no endereço SIA Trecho 05, Área Especial 57, Brasília/DF.



🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Anvisa
Anvisa produtos
Anvisa proibição
Anvisa proibições
narguilés
tabaco

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.