GRAVE!

Queimadura fatal e ida à UTI: Globo confirma proibição GERAL da ANVISA contra produto de limpeza nº1 do Brasil

15/07/2024 às 22h27

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Globo - Anvisa - Produto de limpeza (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Um alerta grave é emitido pela Anvisa contra produto de limpeza bastante usado no Brasil que tem causado queimadura fatal

A Globo confirmou uma proibição geral imposta pela ANVISA, que afeta o produto de limpeza mais popular do Brasil. A medida veio em resposta a incidentes graves envolvendo queimaduras fatais e a necessidade urgente de internação em unidades de terapia intensiva (UTI) para os afetados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da agência reguladora sublinha a gravidade da situação e visa proteger a saúde pública, levantando questões importantes sobre a segurança e a regulamentação de produtos de uso cotidiano.

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em decisão publicada no dia 8 de dezembro de 2022, determinou a proibição da venda de álcool etílico líquido 70% a partir de 30 de abril de 2024

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal de notícias da Globo, G1, a medida, que já havia sido implementada em 2002 e revogada em caráter excepcional durante a pandemia de Covid-19, tem como objetivo reduzir o número de acidentes domésticos com queimaduras causados pelo produto, que é altamente inflamável.

Riscos do álcool líquido 70%

O álcool líquido 70% apresenta alto poder de combustão, podendo facilmente provocar queimaduras graves em caso de contato com a pele ou inalação dos vapores. Acidentes com o produto são frequentes, principalmente em ambientes domésticos, e podem resultar em lesões permanentes e até mesmo em morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa reforça que existem alternativas mais seguras para a higienização das mãos e superfícies, como o álcool em gel 70% e os desinfetantes à base de cloro. Esses produtos apresentam menor risco de inflamação e são igualmente eficazes na eliminação de microrganismos.

Queimaduras graves

Segundo o G1, Álcool Líquido 70% Ainda Causa Quase Metade dos Atendimentos em Queimaduras no Sul de MG, Mesmo com Proibição da Venda.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da proibição da venda de álcool líquido 70% ao público em geral pela Anvisa, o produto ainda é responsável por quase 50% dos atendimentos no setor de queimados do Hospital Regional Universitário José de Magalhães (HRJM), em Uberlândia, Minas Gerais.

Segundo a fonte 48% dos pacientes atendidos no setor de queimados do HRJM entre abril e junho de 2024 sofreram acidentes com álcool líquido 70%

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial da agência e utilize o formulário de denúncia disponível na seção de “Fale Conosco” ou “Ouvidoria”.

Forneça informações detalhadas sobre o problema e, se possível, inclua evidências. Você também pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 9786.

álcool
Álcool 70%
Álcool líquido 70%
Anvisa
produto de limpeza
queimadura
queimaduras

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.