Anvisa ressalta proibição em pães e marcas muito famosas são atingidas
Para a surpresa de milhões de cidadãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou uma nova proibição importantes sobre um produto popular entre os consumidores.
É importante ressaltar que, o barramento da Anvisa diz respeito a um alimento tradicional e bastante amado pelos brasileiros: pão! Assim, marcas como Pullman e Bauducco, foram atingidas diretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o órgão da vigilância sanitária publicou uma resolução contra produtos com porcentagens de ingredientes integrais sem a rotulagem devida, de acordo com o portal G1, da Globo.
Desse modo, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 712/2022 garante que quando o consumidor for comprar um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais.
Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à quantidade de ingredientes reginados. Isso pode valer tanto para pães, biscoitos e demais alimentos que levam essa composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso não quer dizer que, antes da norma, os produtos comercializados como integrais não tivessem em sua composição cereais integrais.
No entanto, a diferença é que a RDC 712/2022 definiu os requisitos mínimos de identificação e de classificação para uniformizar o processo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Também de acordo com a resolução, para ser considerado integral, o ingrediente deve ser obtido, exclusivamente, de um cereal ou pseudocereal e ser submetido a processo tecnológico que não altere a proporção esperada de seus componentes anatômicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, os cereais e pseudocereais abrangidos pela norma são: alpiste, amaranto, arroz, arroz selvagem, aveia, centeio, cevada, fonio, lágrimas-de-Jó, milheto, milho, painço, quinoa, sorgo, teff, trigo, trigo sarraceno e triticale.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.