A Vigilância Sanitária pegou todo mundo de surpresa com uma proibição geral contra o leite n°1 do Brasil. A Globo confirmou uma notícia urgente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Dessa vez, falaremos sobre a confirmação da Globo de uma proibição contra o leite n° 1 do Brasil.
Isso porque a bebida específica pode causar uma série de danos a saúde, como resultar em pulmões parando devido contaminação por tuberculose e salmonella. Aliás, não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que o leite é um alimento muito nutritivo e amplamente consumido pela população brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo muito versátil e o favorito das donas de casa no preparo de diversas receitas. Além disso, é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e muito mais. Existe um tipo em específico da bebida que não é tão saudável como a maioria pensa. As informações estão presentes no canal do YouTube do ‘G1’, o portal de notícias da Globo.
No dia 20 de maio, o vídeo foi publicado onde nos relembra sobre o Decreto-Lei n° 923/69, o qual proíbe a venda de leite cru no Brasil, esse que foi o n° 1 ser produzido e vendo no país antes que todo o processo industrial chegasse no território. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os riscos.
O órgão, submetido a Anvisa, falou dos riscos sobre consumir o produto ordenhado a mão e indo direto para o consumidor. O portal do Governo Federal informou que a ingestão de leite cru, de um animal não saudável, sem pasteurização, sendo assim exposto a um grande grupo de bactérias, podem causar graves danos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de leite cru estão:
- tuberculose;
- brucelose;
- listeriose;
- salmonelose;
- yersiniose;
- campilobacteriose;
- infecção por Escherichia coli, entre outras.
Por esse motivo, as fazendas mais avançadas conectam uma ordenhadeira direto a tubos, para que seja evitado qualquer tipo de exposição a contaminação do leite. Inclusive, sendo a bebida testada antes de começarem a coleta, para ser confirmado que a tanto o leite, quanto a vaca estão saudáveis.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.