Os aposentados e pensionistas do INSS estão em festa com uma grande notícia confirmada pela Globo, com uma liberação histórica. Fique por dentro de todos os detalhes para não perder as novidades
Um jornal da Globo confirmou uma liberação do INSS para salvar os aposentados e pensionistas, que estão em festa nesta segunda-feira (16). Isso porque poderão dar adeus a receber somente o salário mínimo de R$1.412, podendo contar com uma grana extra.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a edição da última quinta-feira (12), do Bom Dia Mirante, programa regional da Globo no Maranhão, o repórter Murilo Lucena trouxe informações importantes sobre o INSS. Isso porque o programa estabeleceu mudanças que valerão a partir de 2025, na questão do empréstimo consignado.
“Essa flexibilização do serviço, a partir de 2 de janeiro de 2025. Esse medida faz parte de uma instrução normativa do próprio INSS, que vai autorizar a partir do ano que essa concessão de crédito, a partir do 91° dia, após o pensionista dar entrada nesse benefício, para fazer o tradicional empréstimo consignado”, destacou o repórter.
Acontece que atualmente o programa deixa por 90 dias o beneficiário bloqueado de realizar empréstimos, assim que entra como um segurado do INSS. Portanto a mudança visa uma maior flexibilidade, para que o aposentado não precise mais aguardar esses 3 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Antes o INSS bloqueava qualquer tipo de pedido do acesso ao consignado. A pessoa antes de fazer o pedido de crédito consignado, deve procurar a melhor instituição financeira que melhor se adeque, por exemplo os juros mais baixos”, encerrou Murilo Lucena.
Mais detalhes sobre a mudança
De acordo com o portal ‘CNN’, os aposentados estarão liberados para realizar o empréstimo no banco em que recebe a renda previdenciária, durante esses 90 dias. Porém não conseguirá realizar a portabilidade para outro banco, já que o INSS ainda bloqueia esse tipo de situação durante os primeiros três meses.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o governo, o objetivo dessa medida é garantir uma proteção aos seus beneficiários, de possíveis assedio de instituições financeiras, querendo ganhar mais um cliente. Como a portabilidade estará proibida no período, não terá motivo para outros bancos entrarem em contato com os aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o empréstimo consignado?
O crédito consignado é um grande benefício oferecido aos aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque podem solicitar e o valor desconta diretamente do pagamento do programa, mensalmente.
O segurado pode comprometer até 45% da renda mensal, sendo 35% com empréstimo pessoas, 5% com cartão de crédito e 5% com cartão do benefício. A parcela pode ser em até 84 vezes, ou seja, 7 anos.