CORRIDA CONTRA O TEMPO
Prejuízo de 100 milhões: Globo apela para Maju e Bocardi mas é assombrada por crise nos bastidores
09/02/2023 às 9h37
A emissora carioca enfrenta dificuldades para “vender” o evento que já foi um dos seus maiores trunfos no passado
Apesar de dominar o mercado publicitário e televisivo com o Big Brother Brasil no início do ano, a Globo tem enfrentando dificuldades com outra importante atração que terá na sua grade no primeiro trimestre de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo contando com nomes conhecidos do grande público, como Rodrigo Bocardi e Maju Coutinho, a Platinada tem que correr contra o tempo e tem cerca de uma semana para evitar um prejuízo milionário.
Trata-se das transmissões dos desfiles de carnaval, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. De acordo com o Notícias da TV, a venda das cotas publicitárias está empacada e há pouco mais de uma semana para o início das festividades, a Globo fechou apenas com uma parceira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa que comprou o espaço publicitário foi a Ambev, que vai estampar a cerveja Brahma nas transmissões dos desfiles. A líder de audiências também tem outras duas negociações em curso, mas o cenário é bem desanimador se comparado aos anos anteriores a pandemia.
Para se ter uma ideia, em 2020, a Globo fechou com 4 marcas, cada uma desembolsou cerca de R$ 33 milhões. Em 2022, com a retomada do evento, a emissora esperava lucrar 250 milhões com patrocinadores, mas também sofreu com a falta de interesse do mercado publicitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste ano, os desfiles do carnaval paulista vão ser transmitidos por um dupla inédita formada por Rodrigo Bocardi e Aline Midlej, que vão suceder Chico Pinheiro e Michelle Barros após ambos deixarem a Globo em meados de 2022.
Já no Rio, Maju Coutinho e Alex Escobar voltarão a formar a dobradinha que já foi responsável pela cobertura do evento no passado, quando a apresentadora do Fantástico foi escolhida para substituir Fátima Bernardes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Carência”: Ator da Globo se manifesta sobre relação gay com Chay Suede e entrega bastidores
● Âncora da Globo não resiste, quebra protocolo ao vivo e expõe: “Estão pedindo pra encerrar”
● “Quadro grave”: Ator da Globo implora por ajuda, após 7 dias intubado, cirurgia às pressas e nova internação
POSTURA CAUTELOSA DO MERCADO PUBLICITÁRIO AFETA GLOBO E RECORD
Segundo o NTV, a setor comercial da Globo não é apontando como responsável pela crise de patrocinadores para o carnaval e sim o próprio mercado publicitário, que não está disposto a fazer grandes investimentos até abril.
Com exceção do Big Brother Brasil, as marcas estão fugindo de grandes investimentos nos primeiros meses do ano, o que afetou até a Record, que ainda não conseguiu comercializar todas as cotas do Paulistão.
CARNAVAL PODE CAUSAR PREJUÍZO MILIONÁRIO
Caso não consiga novos patrocinadores, estima-se que a Globo possa ter um prejuízo avaliado em cerca de R$ 100 milhões – valor aproximado ao que paga para transmitir os desfiles no Rio e em São Paulo.
Vale lembrar que a emissora teve uma longa negociação para fechar o contrato de tranmissão com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo no ano passado e correu o risco de perder o evento para a Band.
A Platinada conseguiu negociar um novo modelo com as escolas de samba e reduziu o pagamento fixo para as entidades com a promessa de um novo depósito que envolve um valor variável das metas publicitárias.
Caso o evento seja um fracasso comercial, a Globo pode enfrentar dificuldades para renovar o contrato de tranmissão para 2024.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]