CORRIDA CONTRA O TEMPO

Prejuízo de 100 milhões: Globo apela para Maju e Bocardi mas é assombrada por crise nos bastidores

Rodrigo Bocardi e Maju Coutinho serão os representantes da Globo no carnaval; evento pode trazer prejuízo para Globo- Foto: Montagem/TV Foco

Rodrigo Bocardi e Maju Coutinho serão os representantes da Globo no carnaval; evento pode trazer prejuízo para Globo- Foto: Montagem/TV Foco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora carioca enfrenta dificuldades para “vender” o evento que já foi um dos seus maiores trunfos no passado

Apesar de dominar o mercado publicitário e televisivo com o Big Brother Brasil no início do ano, a Globo tem enfrentando dificuldades com outra importante atração que terá na sua grade no primeiro trimestre de 2023.

Mesmo contando com nomes conhecidos do grande público, como Rodrigo Bocardi e Maju Coutinho, a Platinada tem que correr contra o tempo e tem cerca de uma semana para evitar um prejuízo milionário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se das transmissões dos desfiles de carnaval, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. De acordo com o Notícias da TV, a venda das cotas publicitárias está empacada e há pouco mais de uma semana para o início das festividades, a Globo fechou apenas com uma parceira.

A empresa que comprou o espaço publicitário foi a Ambev, que vai estampar a cerveja Brahma nas transmissões dos desfiles. A líder de audiências também tem outras duas negociações em curso, mas o cenário é bem desanimador se comparado aos anos anteriores a pandemia.

Para se ter uma ideia, em 2020, a Globo fechou com 4 marcas, cada uma desembolsou cerca de R$ 33 milhões. Em 2022, com a retomada do evento, a emissora esperava lucrar 250 milhões com patrocinadores, mas também sofreu com a falta de interesse do mercado publicitário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano, os desfiles do carnaval paulista vão ser transmitidos por um dupla inédita formada por Rodrigo Bocardi e Aline Midlej, que vão suceder Chico Pinheiro e Michelle Barros após ambos deixarem a Globo em meados de 2022.

Já no Rio, Maju Coutinho e Alex Escobar voltarão a formar a dobradinha que já foi responsável pela cobertura do evento no passado, quando a apresentadora do Fantástico foi escolhida para substituir Fátima Bernardes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

POSTURA CAUTELOSA DO MERCADO PUBLICITÁRIO AFETA GLOBO E RECORD

Segundo o NTV, a setor comercial da Globo não é apontando como responsável pela crise de patrocinadores para o carnaval e sim o próprio mercado publicitário, que não está disposto a fazer grandes investimentos até abril.

Com exceção do Big Brother Brasil, as marcas estão fugindo de grandes investimentos nos primeiros meses do ano, o que afetou até a Record, que ainda não conseguiu comercializar todas as cotas do Paulistão.

CARNAVAL PODE CAUSAR PREJUÍZO MILIONÁRIO

Maju e Alex Escobar são os apresentadores do carnaval no Rio de Janeiro- Foto: Divulgação/Globo

Caso não consiga novos patrocinadores, estima-se que a Globo possa ter um prejuízo avaliado em cerca de R$ 100 milhões – valor aproximado ao que paga para transmitir os desfiles no Rio e em São Paulo.

Vale lembrar que a emissora teve uma longa negociação para fechar o contrato de tranmissão com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo no ano passado e correu o risco de perder o evento para a Band.

A Platinada conseguiu negociar um novo modelo com as escolas de samba e reduziu o pagamento fixo para as entidades com a promessa de um novo depósito que envolve um valor variável das metas publicitárias.

Caso o evento seja um fracasso comercial, a Globo pode enfrentar dificuldades para renovar o contrato de tranmissão para 2024.

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile