A emissora carioca enfrenta dificuldades para “vender” o evento que já foi um dos seus maiores trunfos no passado
Apesar de dominar o mercado publicitário e televisivo com o Big Brother Brasil no início do ano, a Globo tem enfrentando dificuldades com outra importante atração que terá na sua grade no primeiro trimestre de 2023.
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Mesmo contando com nomes conhecidos do grande público, como Rodrigo Bocardi e Maju Coutinho, a Platinada tem que correr contra o tempo e tem cerca de uma semana para evitar um prejuízo milionário.
Trata-se das transmissões dos desfiles de carnaval, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. De acordo com o Notícias da TV, a venda das cotas publicitárias está empacada e há pouco mais de uma semana para o início das festividades, a Globo fechou apenas com uma parceira.
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A empresa que comprou o espaço publicitário foi a Ambev, que vai estampar a cerveja Brahma nas transmissões dos desfiles. A líder de audiências também tem outras duas negociações em curso, mas o cenário é bem desanimador se comparado aos anos anteriores a pandemia.
Para se ter uma ideia, em 2020, a Globo fechou com 4 marcas, cada uma desembolsou cerca de R$ 33 milhões. Em 2022, com a retomada do evento, a emissora esperava lucrar 250 milhões com patrocinadores, mas também sofreu com a falta de interesse do mercado publicitário.
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Neste ano, os desfiles do carnaval paulista vão ser transmitidos por um dupla inédita formada por Rodrigo Bocardi e Aline Midlej, que vão suceder Chico Pinheiro e Michelle Barros após ambos deixarem a Globo em meados de 2022.
Já no Rio, Maju Coutinho e Alex Escobar voltarão a formar a dobradinha que já foi responsável pela cobertura do evento no passado, quando a apresentadora do Fantástico foi escolhida para substituir Fátima Bernardes.
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POSTURA CAUTELOSA DO MERCADO PUBLICITÁRIO AFETA GLOBO E RECORD
Segundo o NTV, a setor comercial da Globo não é apontando como responsável pela crise de patrocinadores para o carnaval e sim o próprio mercado publicitário, que não está disposto a fazer grandes investimentos até abril.
Com exceção do Big Brother Brasil, as marcas estão fugindo de grandes investimentos nos primeiros meses do ano, o que afetou até a Record, que ainda não conseguiu comercializar todas as cotas do Paulistão.
CARNAVAL PODE CAUSAR PREJUÍZO MILIONÁRIO
Caso não consiga novos patrocinadores, estima-se que a Globo possa ter um prejuízo avaliado em cerca de R$ 100 milhões – valor aproximado ao que paga para transmitir os desfiles no Rio e em São Paulo.
Vale lembrar que a emissora teve uma longa negociação para fechar o contrato de tranmissão com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo no ano passado e correu o risco de perder o evento para a Band.
A Platinada conseguiu negociar um novo modelo com as escolas de samba e reduziu o pagamento fixo para as entidades com a promessa de um novo depósito que envolve um valor variável das metas publicitárias.
Caso o evento seja um fracasso comercial, a Globo pode enfrentar dificuldades para renovar o contrato de tranmissão para 2024.