A Globo vem acompanhando a era digital, principalmente o On Demand (Vídeo sob demanda), que é a nova realidade do Brasil. Por isso foi feito um investimento gigantesco na plataforma de streaming Globoplay.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das novelas despertarem grande interesse do telespectador e ainda ser o programa mais visto da TV brasileira, o público de 2024 quer consumir os produtos no dia e na hora que bem entender.
SAIBA MAIS! Desespero: Globo não espera 3 dias após estreia de Rancho Fundo e encomenda volta TRIUNFAL de Êta Mundo Bom
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Globo está de olho no público noveleiro e não quer abrir margem para a concorrência de outras plataformas de streaming.
Sendo assim, a emissora carioca através do Globoplay, convocou novela às pressas e escândalo de personagem em luta contra a AIDS explode.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a última segunda-feira (22), a emissora disponibilizou no Globoplay a novela Despedida de Solteiro (1992).
Um dos quatro protagonistas é Xampu (João Vitti), ex-presidiário que sofre de hepatite B. A ideia original da novela, porém, não era essa. O personagem seria HIV positivo e morreria de complicações da Aids, mas o folhetim foi censurado na época.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novela da Globo começa a sua saga com a despedida de solteiro entre quatro amigos. Na manhã seguinte, uma prostituta é encontrada morta no local da farra. Os quatro são condenados pelo crime (que não cometeram) e obrigados a cumprir pena na cadeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o período em que passou na prisão, Xampu descobre que está com hepatite B, após uma briga com outro detento. Ele sofre muito com a doença e tem um desfecho trágico na trama.
O autor Walther Negrão, porém, iria abordar outro tema. O novelista queria inicialmente que Xampu contraísse o vírus HIV na briga, para conscientizar a população sobre a disseminação da doença.
NOVELA FOI CENSURADA?
O veterano chegou a fazer pesquisas em prisões pelo Brasil e ficou em choque ao descobrir que, no início dos anos 90, aproximadamente 16% da população carcerária tinha o vírus HIV.
“Foi uma experiência marcante. Achei que a novela poderia funcionar como um alerta para a precária situação dos presos aidéticos. A TV pode e deve fazer esse merchandising social. Mas, na época, a Globo censurou a minha ideia, com o argumento de que o tema seria um ‘vuduzão’ para uma novela das 18h”, declarou o autor em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
“E, em vez de ser violentado na prisão, contraindo assim o vírus da Aids, como eu havia planejado, o Xampu acabou morrendo de hepatite B depois de uma briga de faca com outro presidiário contaminado. Fiquei com pena. Até plasticamente é muito complicado mostrar um personagem depauperado pela Aids”, destacou Walther Negrão.
Xampu teve final traumático em Despedida de Solteiro. Ele chegou a sair da cadeia e se casou com Bianca (Rita Guedes), a mulher que amava. Porém, logo depois, faleceu.
Com a trama disponibilizada no catálogo da Globoplay, quem não assistiu a trama poderá conferir essa história polêmica e quem acompanhou a saga poderá matar a saudades após 32 anos.
O QUE ACONTECEU COM JOÃO VITTI APÓS DEIXAR A GLOBO?
Sem um contrato fixo com a Globo, João segue atuando em várias emissoras e projetos. Após O Direito de Nascer e Um Só Coração, ele emendou uma série de trabalhos na Record, como Essas Mulheres, Avassaladoras, Luz do Sol, Sansão e Dalila, Vidas em Jogo, Rei Davi, Rebelde e Milagres de Jesus.
A última participação em novelas foi com uma participação especial em Além da Ilusão (2022), quando contracenou com o filho, o também ator Rafael Vitti, que é fruto do casamento com Valéria Alencar.
Eles também são pais de Francisco Vitti. Aos 56 anos, João Vitti, o eterno Xampu da novela Despedida de Solteiro também tem projetos no cinema e no teatro.