URGENTE!

“Morte”: Jornal da Globo é paralisado com decreto URGENTE da ANVISA contra remédio popular que abala farmácias

27/05/2024 às 11h40

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Anvisa, logo da Globo e mulher segurando remédios (Fotos: Reproduções / Internet / GloboPlay / Freepik)

No dia 20 de maio deste ano, Mário Bonella paralisou o Bom Dia ES, da Globo, com um decreto da Anvisa contra remédio popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apresentador atualizou as informações sobre o decreto da Anvisa devido aos riscos à saúde dos consumidores.

Em suma, Mário Bonella repercutiu as novas regras rigorosas para dificultar a venda de remédios para dormir com a substância ativa do zolpidem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Anvisa aprovou novas regras limitando e dificultando a venda para remédios para dormir”, iniciou o âncora da Globo.

A agência tomou a medida devido aos efeitos colaterais dos remédios populares. Mas, poucos sabem sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Atenção com remédios para dormir. Os efeitos colaterais vão desde alterações de memória à morte por parada respiratória”, diz o GC do jornal.

Em seguida, o repórter Paulo Ricardo revelou que a medida ocorre principalmente pelo medicamento zolpidem.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O zolpidem é um agente hipnótico indicado no tratamento da insônia de curta duração, por dificuldades em adormecer e/ou manter o sono.

“Essas regras são especificas para o zolpidem e qualquer medicação que tem a substância ativa do zolpidem”, afirmou repórter.

O medicamento é de fácil acesso para os consumidores, mas possuem muitos efeitos colaterais, como a alteração de comportamento, esquecimento, agressividade e outras.

Mário Bonella e Fabíola de Paula no Bom Dia ES  (Foto: Reprodução / Globo)
Mário Bonella e Fabíola de Paula no Bom Dia ES (Foto: Reprodução / Globo)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

De acordo com o portal do Governo Federal, qualquer medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio de Notificação de Receita B (azul).

A receita tipo B exige que o médico seja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária.

A Anvisa determinou novas regras para os medicamentos que contém zolpidem devido ao fácil acesso dos consumidores em farmácias.

A agência determinou que as farmácias poderão vender o medicamento, incluindo aqueles com embalagem com tarja vermelha, até o final do seu prazo de validade, mediante a apresentação de Notificação de Receita B, em cor azul.

Remédio Zolpidem (Foto: Reprodução / Globo)
Remédio Zolpidem (Foto: Reprodução / Globo)
Thumbnail Video Youtube

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa faz a proibição de diversos produtos amados pelos brasileiros. Mas, poucos sabem qual é o papel da instituição.

De acordo com o portal do Governo Federal, o objetivo da Anvisa é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Anvisa
Globo

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.