Valor do benefício do INSS pode aumentar, mas previdenciário precisar entregar provas para refazer cálculo do pagamento
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, seguros e outros auxílios. Para atender à demanda, o órgão tem implantado algumas mudanças bastante necessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor dos pagamentos vai a partir do salário mínimo imposto aos trabalhadores em atividades, que subiu para R$ 1.412 este mês, indo até o teto, que é de R$ 7.886, sendo o máximo pago em alguns casos específicos.
Para quem recebe o básico, é possível pedir uma revisão do benefício. No entanto, é preciso ter provas para comprovar que o aumento deve ser feito. Dentre elas, documentos que não foram apresentados quando a aposentadoria foi liberada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O assunto ganhou repercussão na Globo, que deu alguns detalhes para quem está em dúvida a respeito do valor. O pedido de revisão, aliás, só pode ser feito dentro do período de 10 anos. Ou seja, quem começou a receber em 2014, já está no limite do prazo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quem recebe benefício do INSS, tem direito de pedir uma revisão do valor, se comprovar que o Instituto de Previdência fez o cálculo errado. Isso pode melhorar a renda previdenciária, mas tem um prazo para pedir essa correção”, disse a reportagem da emissora.
Em contrapartida, se o cálculo for refeito, há chance também de o salário cair, caso a instituição tenha pago a mais do que deveria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde acompanhar as notícias da Globo?
Além da programação da TV aberta, o canal também mantém o G1, que é o portal de informações na internet. O conteúdo jornalístico também pode ser visto gratuitamente pela plataforma digital do grupo, o Globoplay.