Globo denuncia proibição da ANVISA contra serviço queridinho, principalmente entre as mulheres acima dos 40 anos, após sérios riscos à pele e à saúde
Um dos serviços estéticos mais procurados, especialmente para mulheres 40+, o qual é proibido pela ANVISA em todo território nacional, voltou a ser assunto na última semana devido às últimas irregularidades apontadas.
Trata-se do bronzeamento artificial com lâmpadas ultravioleta (UV), o qual continua sendo executado em algumas clínicas de forma irregular e ilegal, conforme podem ver através deste link*.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa proibição se dá por conta de uma série de riscos graves à saúde, incluindo:
- Multiplicação de rugas na pele;
- Desenvolvimento de câncer de pele.
- Consequências drásticas para a qualidade de vida e a saúde geral.
Sendo assim, a partir de informações de O Globo, portal de notícias da Globo, a equipe especializada em fiscalização e serviços da TV Foco traz mais detalhes e deixa um alerta quanto a esse famigerado e perigoso procedimento.
Não é de hoje
Desde 2009, a comercialização e o uso de câmaras de bronzeamento artificiais para fins estéticos estão proibidos no Brasil pela Resolução RDC n. 56/2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) baseou a decisão em estudos que classificaram essas câmaras como cancerígenas para humanos.
A medida tem o apoio integral da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, donas de casa: ANVISA confirma retirada de marca de carne nº1, ovos e farinha após descoberta
● O anúncio de Tralli ao paralisar jornal na Globo com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Atenção idosos: ANVISA baixa ordem e retira produto nº1 às pressas após risco de doença cardíaca e +
No entanto, ações isoladas em Assembleias Legislativas Estaduais e Municipais, vindas de representantes comerciais desse tipo de serviço, têm tentado reverter a concessão, alegando interesses comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a ANVISA reafirma a proibição e alega que tais iniciativas são ilegais e que tomará todas as medidas permitidas para proteger a saúde pública, dado que a legislação municipal ou estadual não pode se sobrepor à resolução federal.
Entenda cada um dos riscos
De acordo com a ANVISA, os raios UV-B emitidos pelas câmaras de bronzeamento artificial provocam danos cumulativos à pele e aos olhos, com efeitos que podem surgir anos após a exposição.
Conforme dito no início desse texto, entre os principais problemas estão:
- Câncer de pele: A exposição aos raios UV-B aumenta significativamente o risco de desenvolver melanoma e outros tipos de câncer cutâneo, que podem ser fatais se não forem tratados precocemente.
- Multiplicação de rugas: As rugas e a perda de elasticidade da pele são agravadas pela radiação ultravioleta, que destrói o colágeno, levando a um aspecto precoce de envelhecimento.
- Lesões oculares: Os raios UV podem causar catarata precoce, inflamações como fotoqueratite e fotoconjuntivite, e até carcinoma epidérmico da conjuntiva.
- Outros danos: Por fim, queimaduras, feridas abertas, cicatrizes e o desenvolvimento de pterígio (crescimento anormal de tecido na córnea) estão entre os perigos adicionais.
Quais os impactos do risco do câncer de pele à saúde?
O câncer de pele, de longe, é uma das consequências mais graves. O melanoma, um tipo agressivo de câncer, pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, comprometendo funções necessárias e conduzindo a tratamentos invasivos, como terapêuticos e cirúrgicos.
Como conquistar um bronze de forma mais saudável, mesmo no inverno?
Diante da determinação da ANVISA, fica o questionamento: Será que é possível se bronzear de forma saudável sem dias de sol intenso?
Felizmente, a resposta para essa pergunta é SIM! Inclusive, existem métodos naturais para obter esse bronze tão desejado, mesmo antes do verão.
De acordo com a Panvel, você consegue isso através de:
- Suplementos e alimentos ricos em betacaroteno:
O betacaroteno pode ser convertido pelo corpo em vitamina A e é encontrado em diversos tipos de alimentos, como frutas e vegetais.
Alguns alimentos ricos em betacaroteno são:
- Cenoura;
- Acerola;
- Abóbora;
- Mamão;
- Manga;
- Batata-doce.
Embora esses alimentos não façam milagres sozinhos, eles contribuem para manter o bronzeado por mais tempo, uma vez que aceleram a resposta da melanina.
- Produtos autobronzeadores:
Atualmente, há diversas opções de produtos autobronzeadores para garantir o bronzeado o ano todo.
Com a variedade de itens disponíveis, você pode escolher produtos em creme, gel ou mousse, de acordo com a sua preferência de textura.
Além disso, há modelos diferentes no mercado. Alguns bronzeiam instantaneamente ou depois de algumas horas.
Alertas extras:
MAS ATENÇÃO! É recomendável testar o autobronzeador em uma pequena parte do corpo pelo menos 24 horas antes de usá-lo, a fim de evitar alergias.
Além disso, mesmo que o objetivo seja manter o bronzeado, o filtro solar também é item indispensáve
l, inclusive durante o inverno e em dias nublados ou chuvosos.
Os filtros protegem contra os raios UVA e UVB, além de evitarem envelhecimento precoce, manchas, doenças de pele e câncer.
Para mais informações sobre proibições da ANVISA e alertas, clique aqui. *
Considerações finais:
Em suma, o bronzeamento artificial através de câmaras de bronzeamento é uma prática proibida no Brasil desde 2009.
Essa medida foi tomada pela ANVISA após inúmeros estudos que comprovaram os graves riscos à saúde associados a essa prática.
Por fim, mesmo diante das tentativas de muitas associações para reverter a proibição, a ANVISA se mantém firme na decisão.