No dia 08 de agosto de 2023, o ‘G1’, jornal digital da Rede Globo, noticiou um caso envolvendo uma proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra um produto muito popular e amado pelas mulheres, devido a graves riscos apresentados. A seguir, confira mais detalhes sobre esse caso.
A Anvisa é o principal órgão no que diz respeito o controle e qualidade de produtos que circulam no país. Sendo a reguladora dos mesmos visando promover e garantir a segurança e saúde da população brasileira. Vale dizer que, a autarquia pode sempre que achar pertinente, solicitar a análise um certo produto ou serviço.
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Conforme o ‘G1’, a Anvisa, no dia 07 de agosto de 2023, proibiu todos os lotes dos cosméticos Dermo Bioestimulador Preenchedor Cosmobeauty e Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, da empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos, após ocorrência de efeitos adversos graves no Goiás, após os produtos serem usados como injetáveis.
A agência destaca que, esses produtos são notificados na Anvisa como cosméticos, e não existem cosméticos de aplicação injetável e sim apenas de ‘uso externo’ como deve vir declarado no rótulo, o que não era o caso dos produtos mencionados. Qualquer injetável com finalidade estética precisa ser regularizado como medicamento ou como produto para saúde.
Saiba mais sobre o caso no Goiás
A vítima, mencionada pelo ‘G1’, foi identificada por Betânia Lima Guarda, de 29 anos. Essa jovem chegou a ser internada na UTI após ter passado por um procedimento de preenchimento nos glúteos. A paciente deu entrada na unidade com embolia pulmonar, seguida de hemorragia no pulmão, ficando entubada.
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Betânia foi sozinha fazer o procedimento com uma esteticista, na clínica que fica no Setor Urias Magalhães. Cláudio, ex-marido de Betânia, contou que ela contratou um pacote que incluía a aplicação no rosto e no bumbum. “Ela fez no rosto e deu tudo certo, e quando iniciou o processo no bumbum ela se sentiu mal”, falou.
Segundo a delegada Emília Podestà, a profissional responsável pela aplicação disse que usou “ácido hialurônico com um bioestimulador”. Conforme exposto pelo ‘G1’, a esteticista foi defendida pelo advogado, porém não prestou manifestações à imprensa na época.
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Ao decorrer da investigação, a instituição encontrou outras três vítimas. Segundo a delegada, uma dessas vítimas, também moradora de Aparecida de Goiânia, prestou depoimento por videochamada por estar internada e que durante a internação teve 7 paradas cardíacas.
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Pronunciamento da empresa
“A Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA, esclarece que desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos INDUMAX FUIDO DERMO BIOESTIMULADOR E PREENCHEDOR HORMONY FILLER-CA COSMOBEAUTY e FLUIDO COLOIDAL DERMO ULTRACONCENTRADO TONIFICANTE UP GLÚTEOS COSMOBEAUTY, bem como iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas.”
“Com relação à publicação do dia 7 de agosto de 2023 da agência nacional de vigilância sanitária, acerca da medida cautelar que proibiu a industrialização e comercialização dos produtos, esclarece que mesmo antes da medida administrativa publicada, a pedido da marca Cosmobeauty já não estava produzindo, tampouco comercializando os referidos produtos.”
Vale destacar que, de acordo com apurações realizadas pela equipe do TV Foco, os demais produtos da marca Cosmobeauty são comercializados normalmente, tendo sido proibidos apenas os dois produtos mencionados, o Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e o Fluído Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Anvisa é um procedimento importante para relatar irregularidades relacionadas à segurança e qualidade de produtos e serviços regulamentados pela agência. Para efetuar uma denúncia, siga os passos abaixo:
- Acesse o Site da Anvisa: Visite o site oficial da Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/) para obter informações e acessar os canais adequados para realizar a denúncia.
- Escolha o Canal de Denúncia: Normalmente, a Anvisa oferece um canal específico para denúncias, que pode ser encontrado na seção “Fale Conosco”, “Ouvidoria” ou “Denúncias”. Procure por opções relacionadas a reclamações ou denúncias.
- Preencha o Formulário: Na plataforma online, preencha o formulário de denúncia com as informações necessárias. Isso pode incluir dados sobre o produto, empresa, evento adverso, e outros detalhes relevantes para a investigação.
- Forneça Documentação Complementar (Se Aplicável): Caso tenha documentos, fotos, ou outras evidências relacionadas à denúncia, anexe-as ao formulário para fortalecer seu relato.
- Mantenha a Confidencialidade (Opcional): Alguns canais de denúncia permitem que você mantenha a confidencialidade dos seus dados, caso sinta a necessidade de proteger sua identidade.
- Acompanhe o Status da Denúncia: Após o envio, a Anvisa normalmente fornece um número de protocolo. Anote esse número para acompanhar o status da denúncia. A agência pode entrar em contato para obter mais informações, se necessário.
- Use os Canais de Atendimento Presencial ou Telefônico (Se Preferir): Além da opção online, você também pode fazer denúncias presencialmente em unidades da Anvisa ou por meio de atendimento telefônico, caso a agência ofereça essas alternativas.