Mulheres recebem salários quase 20% menores do que os homens nas maiores empresas do Brasil, revela relatório
Nesta terça-feira, dia 26, William Bonner expôs um dado revoltante durante o Jornal Nacional. Apesar das mudanças nos últimos anos, as mulheres ainda têm salários menores do que os homens que ocupam os mesmos cargos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério do Trabalho, a diferença é de quase 20% nas maiores empresas do Brasil. Dentro disso, existe um quadro ainda pior. Isso porque mulheres negras têm a renda mais desigual no grupo, além de estarem em menor número no mercado.
Nos cargos de direção e gerência, de acordo com a reportagem da Globo, a diferença sobe para 25%. O relatório reuniu informações de quase 50 mil empresas com mais de 100 empregados. Foram analisados cerca de 17 milhões de trabalhadores dentro do modelo CLT.
O que diz a Lei de Igualdade Salarial?
Desde julho do ano passado, a Lei de Igualdade Salarial para homens e mulheres na mesma função exige que as empresas obrigatoriamente enviem dados para o Ministério do Trabalho e Emprego. Agora, entidades já cobram mudanças das companhias.
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, se manifestou. “Nós não podemos admitir que tenhamos que viver mais 300 anos lutando, falando e brigando para ter as mesmas condições que os homens. A igualdade salarial é o básico”, disse à matéria do Jornal Nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
“É um grande número das mulheres que estão na base da pirâmide, são mulheres solos, que ganham menos. Faz diferença R$ 190 ou R$ 200 na vida dessa mãe. A igualdade faz parte de um processo civilizatório”, acrescentou a representante do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE