Tensão

Globo dá notícia urgente e mostra equipe de jornalistas da Record sendo atropelada em programa: “Avançou”

14/02/2022 às 16h06

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Leandro Marques, cinegrafista da TV Thati é atropelado enquanto fazia uma gravação

Cinegrafista da TV Thati, filiada a TV Record em Campinas foi atropelado enquanto fazia uma gravação e teve ferimentos leves

Na madrugada desta segunda-feira (14), uma equipe de jornalistas filiada a TV Record em campinas sofreu um atentado ao gravar uma matéria, um homem dirigindo um carro prata acelerou contra o cinegrafista que não teve ferimentos graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cinegrafista Leandro Marques grava seu atentado (reprodução TV Thati)

Cinegrafista Leandro Marques grava seu atentado (reprodução TV Thati)

Leandro Marques, cinegrafista da TV Thati, filmou o acontecido, ele estava fazendo uma gravação sobre violência doméstica durante a madrugada de hoje (14) junto da repórter Juliana Giachini em frente ao Distrito Policial.

A repórter não ficou ferida, Leandro Marques fez o exame de corpo de delito mas os ferimentos foram leves, no vídeo, é possível ver toda a ação do motorista até o impacto contra o cinegrafista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Neto, Renata, Andreoli e Galvão: Apresentadores do esporte da TV ganham milhões; veja valores

ATENTADOS CONTRA JORNALISTAS

Atentados contra jornalistas vem sendo algo recorrente nos últimos tempos, não só como no caso contra o cinegrafista Leandro Marques, mas também violência verbal, psicológica e agressões físicas são ações frequentes contra a imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), 2021 foi ano recorde de casos de atentados contra jornalistas, a pesquisa aponta 430 casos, dois a mais que os 428 registrados em 2020.

De 2018 para 2019, o ataque a imprensa teve um aumento de  54%, já de 2019 para 2020 teve um aumento de mais de 105%.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Um Lugar ao Sol: Tá passada? Noca sai para dançar e encontra novo namorado; saiba quem é.

Os maiores números são pelas censuras que os jornalistas sofrem, mais de 140 denúncias, a segunda maior denúncia é de descredibilização da imprensa,  com 131 denúncias, o top 3 fecha com agressões verbais e virtuais, com 58 casos, representa mais de 13% do total em 2021.

Ainda segundo dados divulgados pela FENAJ, antes da eleição presidencial em 2018, o ano em que teve maior número de denuncias por agressão a imprensa foi em 2016, com 161 casos, 269 casos a menos que 2021..

Agressao
Jornalistas

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.