Dono do SBT, Silvio Santos fez a Globo atingir um recorde de audiência durante o Carnaval de 2001
A Globo e o SBT são rivais há 40 anos, mas no passado a emissora carioca foi obrigada a engolir uma homenagem a Silvio Santos em sua programação. No Carnaval de 2001, a escola Tradição desfilou pela Sapucaí contando a história do Homem do Baú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Notícias da TV e a Folha de S. Paulo, a escola de samba carioca tentava desde 1997 colocar o empresário na Sapucaí, e negociava a homenagem diretamente com Cíntia Abravanel, a primogênita da família.
Somente em 2001 o famoso liberou que falassem dele, mas com a condição de não fazer nenhum tipo de publicidade por lá, e nem ao menos garantiu comparecer na festa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Houve então uma série de dúvidas e preocupações sobre o comportamento da Globo em relação a isso, já que a emissora é a detentora dos direitos de exibição da folia.
Como a Tradição seria a segunda escola a desfilar no domingo, cogitaram a possibilidade do “Fantástico” ganhar umas horas a mais apenas para sabotar a homenagem, mas a platinada garantiu que exibiria todos os desfiles normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dias antes da Tradição pisar na Avenida, a Folha de S. Paulo afirmou que não haveria nenhuma menção ao SBT no desfile. A razão principal era evitar qualquer tipo de conflito com a Globo. Orlando Júnior, da agremiação, também declarou que intuito era homenagear Silvio Santos, e não a emissora dele.
Dias depois, houve uma provocação durante uma partida entre Vasco e São Caetano, quando todos os jogadores do time carioca usaram um símbolo do SBT no uniforme, tudo orquestrado pelo ex-dirigente Eurico Miranda, morto em 2019, como uma forma de atacar a platinada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DESFILOU NA SAPUCAÍ
Apesar dos mistérios, Silvio Santos participou da homenagem, subiu ao trio elétrico e ainda foi acompanhado de nomes como Gugu Liberato e Hebe Camargo. A escola, porém, não agradou e ficou em oitavo lugar na apuração. A agremiação sofreu com o rebaixamento nos anos seguintes e perdeu o destaque no Carnaval carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RECORDE DE AUDIÊNCIA
A Globo, por sua vez, alcançou absurdos 39 pontos de audiência em São Paulo, batendo seu recorde com a exibição. Para se ter uma ideia, a emissora alcançou 8 pontos de audiência em 2018. A escola de samba carioca ficou durante 80 minutos na Avenida e teve narração detalhada pela rival do SBT.