Uma das afiliadas da maior emissora da América Latina entrou em crise e demitiu diversos profissionais
O clima é de tensão no Grupo RBS. O maior conglomerado de mídia do sul do país e responsável pela maior afiliada da Globo, a RBS TV, anunciou uma série de medidas para contenção gastos. Dentre elas, está o corte de salários e a demissão de pratas de casa, como a repórter Guacira Merlin, que estava há duas décadas na emissora.
Cerca de 30 profissionais foram desligados das redações do grupo, que controla uma emissora de televisão, seis rádios, dois jornais e quatro portais de assuntos diversos apenas na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Guacira Merlin, que era uma das principais repórteres da afiliada da Globo, outro rosto conhecido dos telespectadores foi demitido hoje. O ex-árbitro Márcio Chagas, comentarista dos telejornais locais e das transmissões do Campeonato Gaúcho, também foi desligado — ele estava na RBS TV desde 2014.
Como continuidade ao processo de redução de custos, diversos colaboradores foram chamados às pressas por seus gestores para readequação de salários e de jornada, conforme brecha deixada pela Medida Provisória 936. As reduções, porém, só serão feitas em setores deficitários.
CRISTINA RANZOLIN É UMA DAS PRINCIPAIS ÂNCORAS DA RBS TV
Em nota, o departamento de Comunicação do Grupo RBS confirmou as demissões dos nomes citados neste e que fará reajustes pontuais nos vencimentos de alguns colaboradores a partir de 1º de maio, conforme a medida aprovada pelo Governo Federal. A empresa também enviou a seguinte nota:
“A pandemia do coronavírus gerou uma crise mundial de proporções inéditas na história recente. O Grupo RBS, assim grande parte das empresas do Rio Grande do Sul, também está sofrendo seus impactos econômicos. Para minimizá-los, a empresa está adaptando sua operação ao momento atual e para estar preparada frente a um cenário ainda incerto. Todas as decisões têm como objetivo principal manter a sustentabilidade do seu propósito no longo prazo”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE