Novo capítulo envolvendo Jair Bolsonaro e TV Globo.
É fato que a Globo, destaque do que muitos chamam de quarto poder, a imprensa, desempenha um papel importante na política brasileira. Nos últimos anos, por exemplo, a emissora carioca divulgou diversas reportagens alertando o público sobre esquemas de muitos governistas, desde Dilma Rousseff, passando por Michel Temer, e agora com Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+José de Abreu detona Bolsonaro, divulga imagem escandalizante e decide falar toda a verdade
Em sua mais recente investigação, o grupo descobriu um forte esquema na internet usado para ajudar o atual Presidente da República. Segundo informações do jornal O Globo, perfis na internet demostram comportamento um tanto quanto estranho ao defender pautas do governo de maneira robótica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Irmão do filho de Neymar tem nome revelado e mãe abre o jogo
A atuação da conta@gomes28774783, por exemplo, restringe quase exclusivamente à defesa de assuntos de interesse do governo. Ele já chegou a fazer 16 tuítes em um minuto. Do dia 9 ao 27 deste mês, foi responsável por 3.170 publicações, o que dá uma média de uma a cada dez minutos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
+Angélica surge de forma rara com filha caçula e a imagem da criança é divulgada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tarefa é simples. Usuários, verdadeiros ou não, compartilham publicações que ajudam a melhorar a imagem do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento do O Globo, realizando em parceria com Laboratório de Estudos e Imagem de Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), constatou que um grupo de 5.843 perfis fez publicações em três episódios que renderam bastante polêmica.
Os assuntos foram esses: o ataque ao jornal “O Estado de S. Paulo” com base em uma declaração falsa atribuída a uma repórter, na ofensiva contra a nomeação da cientista política Ilona Szabó para um conselho do Ministério da Justiça, e na defesa da atuação de Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos.
+Bruna Marquezine grávida? Saiba toda a verdade após atriz revelar que será mãe
+Apresentador do É de Casa surge tomando banho de sol, detalhe chama atenção e público fica babando
Apesar de representarem 9% do total de usuários que se engajaram nesses temas, foram responsáveis por quatro em cada dez postagens. @gomes28774783 foi o campeão, com 1.033 publicações. Criado em novembro de 2018, o perfil não tem foto e segue apenas seis pessoas — Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, três ministros e a conta oficial do Palácio do Planalto. Sua forma de agir ficou evidente no caso em que o jornal O Estado de S. Paulo foi atacado. Na ocasião, fez 573 postagens e ajudou a alavancar a hashtag ‘estadaomentiu’ aos assuntos mais comentados do Twitter.
O diretor da AP/Exata revelou que vários desses perfis devem ser máquinas programas: “Os dados revelam que perfis atuam deliberadamente tentando impor uma narrativa em relação aos fatos. Como essa rede parece não ser 100% orgânica, ou seja, não é uma rede plenamente espontânea, isso leva a crer que há um mecanismo forte agindo por trás dessa máquina.”.