Globo descobre forte esquema usado para ajudar Jair Bolsonaro e expõe toda a verdade

O presidente Jair Bolsonaro em coletiva de imprensa nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro em coletiva de imprensa nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo capítulo envolvendo Jair Bolsonaro e TV Globo.

É fato que a Globo, destaque do que muitos chamam de quarto poder, a imprensa, desempenha um papel importante na política brasileira. Nos últimos anos, por exemplo, a emissora carioca divulgou diversas reportagens alertando o público sobre esquemas de muitos governistas, desde Dilma Rousseff, passando por Michel Temer, e agora com Jair Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+José de Abreu detona Bolsonaro, divulga imagem escandalizante e decide falar toda a verdade

Em sua mais recente investigação, o grupo descobriu um forte esquema na internet usado para ajudar o atual Presidente da República. Segundo informações do jornal O Globo, perfis na internet demostram comportamento um tanto quanto estranho ao defender pautas do governo de maneira robótica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Irmão do filho de Neymar tem nome revelado e mãe abre o jogo

A atuação da conta@gomes28774783, por exemplo, restringe quase exclusivamente à defesa de assuntos de interesse do governo. Ele já chegou a fazer 16 tuítes em um minuto. Do dia 9 ao 27 deste mês, foi responsável por 3.170 publicações, o que dá uma média de uma a cada dez minutos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Angélica surge de forma rara com filha caçula e a imagem da criança é divulgada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tarefa é simples. Usuários, verdadeiros ou não, compartilham publicações que ajudam a melhorar a imagem do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento do O Globo, realizando em parceria com Laboratório de Estudos e Imagem de Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), constatou que um grupo de 5.843 perfis fez publicações em três episódios que renderam bastante polêmica.

Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Os assuntos foram esses: o ataque ao jornal “O Estado de S. Paulo” com base em uma declaração falsa atribuída a uma repórter, na ofensiva contra a nomeação da cientista política Ilona Szabó para um conselho do Ministério da Justiça, e na defesa da atuação de Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos.

+Bruna Marquezine grávida? Saiba toda a verdade após atriz revelar que será mãe

+Apresentador do É de Casa surge tomando banho de sol, detalhe chama atenção e público fica babando

Apesar de representarem 9% do total de usuários que se engajaram nesses temas, foram responsáveis por quatro em cada dez postagens. @gomes28774783 foi o campeão, com 1.033 publicações. Criado em novembro de 2018, o perfil não tem foto e segue apenas seis pessoas — Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, três ministros e a conta oficial do Palácio do Planalto. Sua forma de agir ficou evidente no caso em que o jornal O Estado de S. Paulo foi atacado. Na ocasião, fez 573 postagens e ajudou a alavancar a hashtag ‘estadaomentiu’ aos assuntos mais comentados do Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro vira assunto de reportagem do jornal O Globo (Foto: Reprodução)

O diretor da AP/Exata revelou que vários desses perfis devem ser máquinas programas: “Os dados revelam que perfis atuam deliberadamente tentando impor uma narrativa em relação aos fatos. Como essa rede parece não ser 100% orgânica, ou seja, não é uma rede plenamente espontânea, isso leva a crer que há um mecanismo forte agindo por trás dessa máquina.”.

Quer saber mais? Siga Aloizio Júnior no Instagram! (Seguir)

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.

Sair da versão mobile