Jornalista veterano da Globo, é desligado da emissora após décadas de trabalho
O famoso jornalista Edney Silvestre, um dos mais antigos da TV Globo, deixou a emissora onde brilhou por décadas de sua vida. Correspondente em Nova York do ano de 1996 a 2002, Edney Silvestr, de 72 anos, fez parte de grandes coberturas jornalísticas que marcaram a vida de toda população, como a dos atentados terroristas de 11 de setembro, em 2001, nos Estados Unidos.
A informação da demissão do jornalista foi confirmada em uma carta escrita por Ali Kamel, diretor de Jornalismo da emissora dos Marinho. Em suas palavras, Ali Kamel fez questão de exaltar todo o trabalho e trajetória de Edney Silvestre. Confira trechos da carta:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Há exatamente 30 anos, eu me tornei colega de Edney Silvestre. Eu era diretor da sucursal do Globo em Brasília quando, numa visita ao Rio, Evandro Carlos de Andrade, então diretor de redação do jornal, me chamou para comentar uma coluna que Edney acabara de estrear no Ela”, iniciou.
“Evandro estava empolgado com o estilo de Edney, aquele olhar agudo para o que acontecia ao redor dele e no mundo, um texto às vezes irônico e ferino, mas sempre verdadeiro e elegante. Quando voltei ao Rio, esse ritual entre mim e Evandro em torno de uma crônica de Edney se repetiu muitas vezes, com Evandro às vezes soltando uma gargalhada com alguma tirada do cronista – e tenham certeza de que Edney não fazia humor, a risada de Evandro era de satisfação”.
“As histórias humanas sempre mereceram uma atenção especial, um olhar mais atento de Edney. Em 2002, ano em que voltou ao Brasil como repórter especial na editoria Rio, participou da série “Cidadania”, produzida no período que antecedeu a eleição presidencial, quando mostrou aos eleitores”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Depois de 30 anos brilhando no Globo e aqui, Edney encerra seu ciclo no nosso jornalismo. Deixa sua marca e um legado. Que aqueles que queiram desbravar 30 anos ou mais à frente, não importa a idade ou experiência, se inspirem nele. Ao Edney, colega de profissão e amigo, muito obrigado, Ali Kamel”.
Carreira
Para quem não sabe, o jornalista Edney Silvestre estreou na TV em 1996, na Globo e na GloboNews. No entanto, antes disso, ele fez parte do time do O Globo desde 1992, com uma coluna cultural. Agora, após tantos anos dedicados a emissora dos Marinho, Edney é mais um que faz parte dos nomes que estão sendo desligados da platinada neste ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE