A Vigilância Sanitária precisou agir contra 2 empresas alimentícias que foram lacradas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos sobre 2 empresas alimentícias que receberam uma notificação do órgão federal e viraram notícia na Globo.
Açúcar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 23 de agosto de 2023, a afiliada da Globo em Campinas (SP), trouxe uma informação sobre uma empresa de açúcar, rival da União, que estava funcionando em condições irregulares. “A Vigilância Sanitária e a Polícia Civil interditaram uma empresa que empacotava e distribuia açúcar sem condições de higiene”, disse a jornalista.
A empresa estava localizada em Americana. Segundo a reportagem da Globo, o órgão foi acionado pela Polícia Civil, que foi ao galpão localizado no Loteamento Industrial e constatou crime ambiental: um vazamento de óleo hidráulico contamina o solo. Uma pessoa foi presa. Foram apreendidos 300 toneladas de açúcar impróprios para o consumo.
“A Vigilância Sanitária esteve no local e lacrou, produção parou. Todas as toneladas estão apreendidas até que saia o laudo pela Vigilância, que já atestou a impropriedade para o comércio. É um crime grave, pode gerar uma intoxicação diante do armazenamento precário, sem as mínimas condições de higiene”, disse o delegado Felipe Rodrigues, do 1º DP de Americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Na ocasião, a equipe da Globo chegou a entrar em contato por telefone com a empresa alvo da operação da Polícia Civil, mas os representantes não quiseram se manifestar sobre o caso. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para pronunciamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Situação atual:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não temos informações atualizadas sobre o funcionamento da empresa.
Produtos vencidos em estabelecimento:
Em 25 de março de 2024, outra afiliada da Globo trouxe informações importantes a respeito de uma operação da Polícia Civil que apreendeu alimentos vencidos em um depósito de Tambaú (SP). A operação aconteceu na Euro Frios Atacadista. O estabelecimento foi lacrado pela Vigilância Sanitária.
Segundo o G1, o dono do estabelecimento, Maurício Clemente Astolpho, chegou a ser preso por crime contra o consumidor, mas foi solto após passar por audiência de custódia que determinou o pagamento de fiança no valor de três salários mínimos – o equivalente a R$ 4.236.
Segundo a Polícia Civil, durante a fiscalização, foi descoberto um “estoque impressionante de alimentos vencidos desde o ano de 2022 e sem procedência, armazenados de forma inadequada em quatro câmaras frias e em outros locais do estabelecimento, como paletes e prateleiras”.
Pronunciamento:
Não encontramos nenhum pronunciamento do estabelecimento a respeito do ocorrido. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização.
Situação atual:
Não temos informações atuais a respeito do funcionamento do estabelecimento. Vale lembrar que o espaço foi apenas interditado.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.