polêmica!
Globo é acusada de censurar beijo lésbico em Vai na Fé, autora justifica e público fica com ódio
11/05/2023 às 14h11
Globo cria a maior dor de cabeça e caos após, supostamente, censurar beijo entre Clara e Helena na novela Vai na Fé
Na última quarta-feira, 10 de maio, estava previsto para ser exibido na novela Vai na Fé um beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). Digo previsto porque foi divulgado no resumo da trama há duas semanas pela emissora, mas a cena não foi ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, para quem estava assistindo Vai na Fé sentiu que cortaram o beijo e isso causou revolta em parte pelas pessoas que torcem pelo amor entre as duas personagens. No Twitter foi onde o caos rolou, fãs do casal estavam preparando uma tag para comemorar o primeiro beijo real entre elas.
Real porque já houve uma cena, exibida pela Globo, onde Clara deu um beijo em Helena para se livrar de dois homens inconvenientes em um bar. Então, desta vez, essas pessoas estavam nesta expectativa e daí surgiu a frustração e críticas para a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a primeira pessoa importante para o caso que se manifestou foi Regiane Alves que disse: “Devagar e sempre… Um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor podem ser aceitas e celebradas”.
Além dela, Priscila também se manifestou: “Eu e Regiane Alves estamos muito felizes com o tanto de carinho que estamos recebendo de vocês! Obrigada! 💜 que novela linda estamos fazendo! Que história linda estamos contando! Feliz de fazer parte disso tudo!“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira o twitter de Regiane:
Devagar e sempre… um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas 🙏🏼
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Galã da Globo, aos 37 anos, surge trocando carícias com outro famoso e assume nova sexualidade: “Descobertas”
● Plantão Urgente: Globo derruba programação às pressas nesta madrugada (6) com notícia desesperadora
● Atriz da Globo vende roupas e joias para sobreviver após adeus na emissora: “Mais uma fonte de renda”
— Regiane Alves (@RegianeAlves) May 10, 2023
Mas, nem esta manifestação das duas acalmou os ânimos da galera que estavam detonando a Globo pelo corte. Curiosamente, um dos assuntos mais comentado no Twitter, foi: “GLOBO APOIA CENSURA“.
“A grande questão não foi a falta do beijo e sim o por quê o beijo foi cortado? O gshow divulgou no resumo que esse beijo aconteceria e expectativas foram criadas. Hoje presenciamos o retrocesso e conservadorismos que lutamos pra sair do antigo desgoverno.”, “Chega de migalhas de representatividade. Nosso amor existe, não é errado e nossas histórias merecem ser contadas!!!”.
“A química incrível que elas entregam, um absurdo tiraram da gente isso”, “É impossível não ficar revoltada e triste com o que aconteceu ontem. Eles enganaram a gente até o fim, só por audiência. Quando acharmos que tínhamos uma chance de mudar, fazem isso. É falta de respeito com as atrizes, a Ju, e principalmente ao público.”, foram algumas das publicações da tag sobre a emissora apoiar censura.
BURBURINHO SÓ AUMENTA
Procurada, a assessoria da Globo disse a coluna de Patrícia Kogut do jornal O Globo o seguinte: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas”.
👀
Curiosamente Vai na Fé exibirá nesta quinta, 11, o capítulo 100 da trama e algumas declarações sobre este momento foram divulgadas. Entre elas dos bastidores da Globo para a gravação do capítulo a uma entrevista da autora Rosane Svartman para o jornal Extra, do grupo Globo.
Há um trecho da entrevista que a autora comentou: “Da parte do público, não percebo tabu. Mas não é a aceitação das pessoas que dita o que se pode ou não mostrar numa novela. Há a classificação indicativa, existem outras instâncias que eu, como autora, não acompanho“, apontou Rosane.
“Se você parar para pensar que na primeira novela, “Sua vida me pertence” (1951, da TV Tupi), um beijo na sala de estar foi um escândalo e hoje em dia uma novela sem beijo é estranhíssimo… Em geral, na história da TV aberta, há forças de resistência e controle desde sempre. No fundo, tem a ver com a sociedade”, concluiu a autora ao ser perguntada sobre a possível resistência do público com os casais Clara e Helena assim como Yuri e Vini.
A declaração a autora não pegou bem para o público que não acha que “classificação indicativa” seja o motivo para censurar o beijo de Clara e Helena. Novamente, Rosane se justificou:
“O que quis dizer por “não acompanho” é que não é uma decisão minha, infelizmente. A entrevista foi dada há uns 10 dias atrás. Antes de eu assistir o capítulo de ontem, inclusive.“
Rolou censura da Globo?
Confira a cena:
O primeiro beijo Clarena NÃO veio aí 💔 #VaiNaFe pic.twitter.com/pwwweG3cDq
— lesbocine (@lesbocine) May 10, 2023
Segundo o site Notícias da TV que teve acesso aos capítulos aconteceria sim um beijo entre Clara e Helena, a descrição do roteiro assinado por Rosane e sua equipe era:
“Elas não conseguem parar de se olhar. A respiração fica mais curta e elas vão se aproximando até que seus lábios se tocam assim, numa posição invertida, tipo Mary Jane e Homem-Aranha”
No fim alguém da alta cúpula deve ter determinado a edição do capítulo. Isso que está revoltando parte do público que promete causar burburinho para que futuras cenas das personagens não sejam censuradas.
Autor(a):
Thais Teles
Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas à la Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014 pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas das 6, das 7 e das 9 e até do streaming. ‣ E-mail: [email protected] | ‣ Minhas redes sociais são: