Brigando por audiência, as maiores emissoras do Brasil demitiram, contrataram e até se reinventaram
Líder absoluta de audiência, a Globo teve que dar duro para sustentar o topo no ranking neste ano. Acontece que a chegada da pandemia causou uma queda absurda na emissora e deixou a disputa por números ainda mais difícil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, as gigantes da televisão brasileira travaram uma guerra que promete se estender por muito tempo, com direito a demissões, novos contratos e até ‘roubo’ de grandes fenômenos do entretenimento.
A Fórmula 1, por exemplo, deixou de ser exibida na Globo após 40 anos e se mudou para a Band, cumprindo as expectativas do canal. As corridas venceram a Record e SBT, obtendo média de 4,4 pontos de audiência na Grande São Paulo, principal mercado de TV do país. Além disso, os GPs de Brasil e Abu Dhabi ultrapassaram até a Globo, ficando dessa forma na primeira colocação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para completar os contra-ataques, a emissora da família Saad ainda anunciou a contratação de Faustão, apresentador que saiu da Globo depois de mais de três décadas e deve iniciar os trabalhos na nova casa no início de 2022.
Entretanto, quem também quis dar uma apunhalada certeira na Globo foi o SBT, adquirindo os direitos de exibição dos jogos da Libertadores. Na final deste ano, onde o Palmeiras foi campeão sobre o Flamengo, o canal de Silvio Santos fez história ao vencer a gigante. Na ocasião, o canal do dono do Baú fez 26.3 pontos de média, com pico de 31, contra 9.3 da rival, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Record, por sua vez, garantiu bons números com seus telejornais, novelas e A Fazenda 13. Mas, emissora de Edir Macedo também seguiu o embalo das rivais e resolveu apostar no futebol. Assim, com os direitos do Campeonato Carioca para 2021 e 2022, o canal ficou em primeiro lugar na final deste ano, onde Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 1.
Na partida em questão, a Record somou 25 pontos de média, enquanto a concorrente Globo, com a reprise de Império, ficou na vice-colocação com 21.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com o caos, a Globo conseguiu sustentar a audiência após promover uma série de mudanças ao longo do ano, se reinventando e mudando até mesmo a identidade visual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COBERTURA
Em meio a contratações, demissões e puxadas de tapete entre as emissoras brasileiras neste ano, fica evidente que a guerra por audiência promete ficar ainda mais severa em 2022. Deste modo, a equipe do TV FOCO continuará colhendo informações e mostrando o que acontece nos bastidores da televisão.