POLÊMICA

Globo e Band comem o pão que Diabo amassou na Justiça e terão que arrebentar cofres: “Irresponsável”

06/09/2023 às 17h05

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Emissoras enfrentam processo (Foto: Reprodução/TV Globo/Band)

A Globo, Band e Cultura terão que lidar com ação judicial após jornais utilizarem termo criticado pela polícia civil

A Globo se tornou alvo de um processo da Fenepe (Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais), associação que representa mais de 40 entidades de oficiais militares das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros no Brasil. Além da platinada, Band e a TV Cultura também lidam com a ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Fenepe tenta impedir que as três emissoras utilizem o termo “chacina” para referirem às ações da polícia militar em Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo. A Operação Escudo existe desde julho, quando aconteceu o assassinato do soldado Patrick Bastos Reis, da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, considerada a tropa de elite paulista).

De acordo com o portal F5, da Folha de S. Paulo, 22 pessoas já morreram devido à ação policial. A Fenepe define como uma “ofensa à corporação” o uso do termo “chacina” por programas das três emissoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As reportagens com o termo foram ao ar no “Jornal Nacional”, “Bom Dia Brasil”, “Jornal da Cultura, “Jornal da Band” e “Brasil Urgente”.

Soldado da Rota Patrick Bastos Reis (Foto: Divulgação/PM-SP)

Soldado da Rota Patrick Bastos Reis (Foto: Divulgação/PM-SP)

O QUE DIZ A FENEPE?

A ação corre na 32ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As requeridas estão noticiando de forma irresponsável o evento ocorrido, denominando-o como ‘chacina’ e ‘tortura’, cujas notícias estariam afetando a família de diversos policiais/praças militares perante a sociedade civil, deteriorando a opinião pública sobre o órgão e criminalizando as ações dos policiais”, alega a Fenepe.

O QUE DISSERAM A GLOBO, BAND E CULTURA SOBRE AÇÃO JUDICIAL?

De acordo com o F5, a Band afirmou que não comentará o caso judicial. A Cultura e a Globo afirmaram desconhecer a ação. A Fenepe, por sua vez, não quis se pronunciar.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Bonner, Renata Vasconcellos

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do “Jornal Nacional” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Globo
Jornal Nacional
William Bonner

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.