Globo é impugnada e obrigada a expôr declaração de Paula sobre racismo no BBB19
31/01/2019 às 9h45
Desde o início da temporada do BBB19, os comentários polêmicos sobre racismo vem tomando conta do reality show. No entanto, a Globo nunca havia chegado a levar ao ar nenhuma declaração feita pelos participantes, como Paula e Isabella, talvez para evitar entrar em questões como essa, que não é o foco principal do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Hana dá fora em Alan e coloca ponto final em relação: “Não somos um casal”
Diante disso, nos últimos dias, o canal estava sendo extremamente cobrado pelo público, que defende a ideia de que tudo que eles fazem deve ser levado ao ar na edição, já que grande maioria dos telespectadores acompanha o BBB19 apenas por meio da TV aberta. Contestada, a produção do programa acabou cedendo à pressão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na noite desta quarta-feira (30), foram exibidos na Globo os comentários de Paula sobre questões de racismo, afirmando para Hana, Gabriela e Rodrigo que a realidade dos negros é muito parecida com a dela, que se sente ofendida com piadas que dizem que “loira é burra”. Segundo a participante, eles são tão ofensivos quanto falas racistas.
“Vamos supor: Alguém faz um ato de racismo contra um negro e fala assim: ‘Você é um neguinho…’. Mas se chega, por exemplo, numa loira e fala: ‘Essa é uma loira burra e tal’, e começa a denegrir a pessoa por ser loira”, disparou, sendo interrompida pelos demais, que tentaram explicar a situação e dizer que os casos são totalmente diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre outras questões levantadas, Paula ainda foi rebatida por Rodrigo, que explicou o fato da palavra “denegrir” ser considerada racista, já que o seu sentido literal é “tornar negro” ou “manchar uma reputação” que até então era limpa, tendo como sinônimo a difamação. Mesmo com a melhor das intenções, a palavra carrega o racismo.
Apesar das contestações, Paula foi defendida na Globo por ambos os participantes, que diziam que o problema está na sociedade, que trata termos e conceitos como esses como normais. “Não é você. Você ouviu e você reproduziu”, explicou Gabriela. Quer saber mais? Acompanhe Lucas Medeiros no Instagram clicando aqui!
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE