Globo paralisa a programação com vitória do Instituto e nova liberação aos aposentados
O INSS sofreu esse ano com um problema grave das filas de espera para a aprovação dos benefícios de aposentadoria, mais especificamente o de invalidez ou doença, mas, a Globo trouxe uma novidade a quem ainda está aguardando.
Para se ter ideia da gravidade do assunto, de acordo com informações do jornal O Globo, entre agosto e setembro, saíram da fila do INSS 41.871 processos, o que reduziu o estoque de pedidos para 1,63 milhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas outra lista de espera quase invisível segue crescendo: a de recursos, quando o trabalhador tem o benefício negado e recorre administrativamente da decisão. Segundo dados do INSS, estão nesta fila mais 1,65 milhão de trabalhadores.
Somadas as duas filas, pedidos iniciais para reconhecimento de direito a benefícios e os recursos, são 3,28 milhões de pessoas à espera de uma resposta da Previdência Social.
Esses processos se referem a solicitações de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC, voltado para idosos e pessoas com deficiência pobres), salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença e auxílio-acidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se forem computados todos os processos abertos no INSS, como certidão de tempo de serviço, atualização de cadastro, ajuste de guia, demandas judiciais, seguro defeso (pescadores artesanais), dentre outros, a fila sobe para quase 7 milhões.
ESTÁ DIMINUINDO A FILA DO INSS?
De acordo com a segunda edição diária do Jornal Anhanguera, da Globo, de ontem, quinta-feira (14):
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você que está esperando para fazer a perícia médica e é morador de Morrinhos, Mineiros ou Rio Verde, muita atenção. O INSS vai fazer um mutirão de atendimento nesses três municípios”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os mutirões vão acontecer nesse final de semana, sábado dia 16 e domingo dia 17, das 8 da manhã até as 17 horas. Em Mineiros serão realizadas 144 perícias, em Morrinhos, 94 pessoas serão atendidas.
Para participar é preciso ligar no 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS, já que o atendimento é feito com agendamento prévio.
Já para os moradores de Rio Verde, o mutirão é para aqueles que estão buscando o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou LOAS.
Serão 150 perícias para serem feitas, mas, o próprio INSS vai entrar em contato com o munícipe da localidade para fazer o agendamento.