Uma novidade tecnológica deve chegar no Brasil em 2025 e vai revolucionar o negócio das emissoras de TV aberta
A forma de assistir a TV aberta no Brasil deve mudar radicalmente a partir de 2025. Com imagem em 4K e 8K, som HDR e o fim da numeração de canais, a TV 3.0 será lançada. Com isso, as emissoras passarão por alterações também.
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Os canais como Globo, SBT, Record, Band e RedeTV passarão a ter suas transmissões através de aplicativos por conta da integração pela internet.
Segundo o divulgado pelo site Na Telinha, com a chegada da TV 3.0 será possível fazer interações que fazemos através dos computadores ou celulares, como comprar roupas ou votar para alguém sair de um reality show, apenas com o controle remoto.
Isso vai acontecer porque os aplicativos fornecidos pelas emissoras poderão ter conteúdos mesclados de acordo com a necessidade de cada canal e telespectador.
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Imagina poder assistir uma entrevista que perdeu por conta de um compromisso ou rever aquele golaço feito pelo jogador do seu time do coração, isso já acontece nas TVs pagas no país, e, com isso, vai passar a ser possível nos canais abertos também.
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Nesse mês, o Ministério das Comunicações (MCom) criou um grupo de trabalho para pesquisar e propor uma regulamentação que possa aplicar na TV 3.0 A previsão para implementação dessa novidade no país é no ano de 2025.
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O que disseram as emissoras?
Segundo o portal Na Telinha, que entrou em contato com todas as emissoras para saber o que eles pensam sobre essa novidade, mas somente Globo e SBT se pronunciaram.
Globo: Raymundo Barros, diretor de tecnologia e estratégia da emissora, apontou como essa mudança tecnológica vai causar mudanças comerciais na TV.
“A TV 3.0 trará evoluções importantes na qualidade da experiência do telespectador. A conexão é a chave para essa realidade. A TV aberta e a internet estarão ligadas de maneira muito fluida, entregando conteúdos de vídeo com qualidade em 4K e 8K e com distribuição espacial do som, o som imersivo, que o transportará para dentro da cena. Além desse profundo avanço na qualidade audiovisual, a partir da TV 3.0 o telespectador terá a possibilidade de escolher o conteúdo que desejar. As TVs poderão oferecer programas diferentes para públicos específicos, com base no perfil do usuário”, disparou.
SBT: Para Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia e Operações do SBT, a TV digital 3.0 será a junção dos dois mundos: Broadcast e Broadband.
“A expectativa é que tenhamos uma evolução na forma de consumo de mídia, especialmente na tela grande. A nova tecnologia permitirá entregar conteúdo via sinal do AR e internet de maneira transparente. As oportunidades de customização aumentarão, e por consequência, opções de publicidade direcionada também serão realçadas”, explicou.
Ele também afirma que apesar da alta qualidade que as pessoas vão assistir a televisão e o bom sistema de áudio não vão atrapalhar a qualidade da internet dos telespectadores.
Audiência
Ainda segundo o site na Telinha, Fernando Morgado, o professor da ESPN, que afirmou que a chegada da TV 3.0 no Brasil vai provocar um debate sobre a mudança de medição de audiência.
“Além de oferecer uma qualidade de imagem ainda maior, a TV 3.0 permitirá a publicidade direcionada. Isso quer dizer que cada aparelho poderá exibir um comercial diferente conforme o perfil do telespectador. Com isso, a televisão incorporaria a a ultra segmentação que já é tão comum na internet”, explicou.
Além disso, pode acontecer de deixar a televisão mais regionalizada, proporcionando aos brasileiros um conteúdo de acordo com o que eles gostam.
“Outro ponto importante é que a TV 3.0 gerará novos dados relacionados ao consumo dos canais, o que poderá impactar a forma como se mede audiência no Brasil. É preciso que o mercado discuta esse cenário com a mais absolta seriedade”, finalizou.