Bomba! Globo, em guerra histórica com Flamengo, desiste de transmitir futebol do Rio
02/07/2020 às 12h56
Globo decidiu que não transmitirá jogos de times do Rio após embate com o Flamengo
Em guerra com o Flamengo, a Globo anunciou nesta quinta-feira (02) que desistiu de transmitir os jogos do Campeonato Carioca. A emissora entende que o contrato de exclusividade que mantém com os clubes foi violado com a transmissão feita pela FlaTV, no jogo desta quarta (01).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O imbróglio entre a Globo e o Flamengo teve início após uma MP (medida provisória) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro mudar a lei de transmissões esportivas no país. Antes, a transmissão só podia ser feita por um canal que tinha os direitos dos dois clubes. Com as novas regras, o time mandante ficou com o direito de transmitir.
+ Sikêra Jr. ganhará mais tempo na programação diária da RedeTV!; saiba os detalhes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Fina Estampa: Antenor leva tiro certeiro e é abandonado para morrer em matagal
GLOBO ANUNCIA QUE NÃO FARÁ TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DO RIO
Confira a seguir a nota divulgada pela emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.
No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cantor, desmascarado na Globo, choca ao assumir casamento aos 57 anos com jovem de 15: “Pessoa que eu precisava”
● Fim de uma Era: Cariúcha é afastada do Fofocalizando e Leo Dias expõe verdadeiro motivo ao público do SBT
● Após demissão e ‘expulsão’ de estúdio, Record acaba com programa fenômeno após 13 temporadas
EMBATE FOI MOTIVADO POR MEDIDA DE BOLSONARO
No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.
Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.
+ Atriz, em desabafo emocionante, dispara: “fui vítima de violência psicológica, verbal e sexual”
A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.