Percebeu?
Globo encurta orçamento e repete cenários descaradamente de ‘Amor de Mãe’ na novela ‘Um Lugar ao Sol’
23/11/2021 às 7h22
Globo não espera esfriar e recicla cenários de Amor de Mãe em Um Lugar ao Sol. Confira:
O viaduto onde Lurdes (Regina Casé) e Thelma (Adriana Esteves) se conheceram logo no início de Amor de Mãe causou o maior alvoroço nas redes sociais ao reaparecer em cenas de Um Lugar ao Sol. Sem nem esperar a memória do público esfriar, a atual novela das nove reciclou os cenários da antecessora. Foi uma sensação imediata de déjà-vu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+A Usurpadora desbanca Um Lugar ao Sol e Verdades Secretas 2 e se torna maior audiência da Globoplay
Apesar da surpresa dos espectadores com a repetição do cenário, o reaproveitamento é justificável. Trata-se de uma construção grandiosa e que não merecia ser desperdiçada pelos Estúdios Globo, ainda mais em plena pandemia –a novela do gêmeo usurpador foi gravada entre novembro de 2020 e junho de 2021, logo, pegou a segunda onda da doença no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela dificuldade em manter os protocolos de segurança nas ruas de verdade, o enxugamento da cenografia fez sentido para a emissora. As gravações internas são mais controladas do que as fora dos muros do antigo Projac.
Mas a reciclagem não se limitou ao viaduto, marcado pela corrida de Lara (Andréia Horta) atrás do “finado” Christian (Cauã Reymond). Outros cenários de Amor de Mãe apareceram repetidas vezes ao longo de Um Lugar ao Sol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Mileide Mihaile relembra do discurso de Gui Araujo no ‘Hora do Faro’: “Não consegui digerir ainda”
Também foram mostradas partes de Copacabana, que outrora ambientaram a série Tapas & Beijos (2011-2015) –série de humor dirigida por Maurício Farias, responsável agora pela novela de Lícia Manzo.Contudo, o que choca na coincidência cenográfico das novelas é o frescor. Diferentemente da série, não se passaram seis anos, mas pouco mais de seis meses.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Um Lugar ao Sol faz Globo amargar a pior audiência de novela nobre em mais de 50 anos
● Um Lugar ao Sol: Perdão, morte e recomeço; descubra como será os desfechos dos principais personagens
● Um Lugar ao Sol: Christian morre? Que nada! Após ser descoberto impostor tem final feliz
Confira Imagens e Comparativos
Na novela de Lícia Manzo, a cozinha de Thelma ganhou umas portas de armário novas para virar a casa de Mateus (Danton Mello) em Minas Gerais. Em um almoço na casa do viúvo, dono de uma loja de sapatos, Noca (Marieta Severo) ajudou a servir a refeição. Foi possível visualizar que a grade da casa é a mesma da residência de Thelma, bem como os azulejos da cozinha.
Da casa da vilã de Amor de Mãe, também foi possível rever a sala em Um Lugar ao Sol na hora em que Lara chegou à residência do antigo amado, para quem estava disposta a dar uma segunda chance.
Além da casa da mãe vilã, a residência da protagonista boazinha e que lutava para encontrar o filho roubado também teve dois cômodos “alugados” para a novela inédita. O primeiro deles é a cozinha onde toda a família da doméstica se reunia.
Em Um Lugar ao Sol, a casa de dona Lurdes virou lar temporário de Ravi (Juan Paiva). Assim que Christian assumiu a identidade de Renato, o gêmeo tirou o amigo da comunidade onde moravam e o levou para uma nova residência.
Bem rapidamente, é possível ver que se trata da ex-casa da grande família. Há uma jogada abrupta de câmera, quase sem foco, enquanto o garoto atravessa a cozinha e sobe para o primeiro andar.
Na ala superior da residência, ficava o quarto onde Ryan (Thiago Martins) dormia e que também foi lar de Sandro (Humberto Carrão) –quando o ex-bandido foi tido como Domênico. Na trama de Lícia Manzo, o quarto virou refúgio durante algumas noites para o amigo de consideração do gêmeo oportunista.
Fonte: Luiza Leão/ Notícias da TV
Autor(a):
Gustavo Melo
Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: [email protected]