Globo enfrenta crise e é vetada em entrevistas por importante time de futebol
17/05/2019 às 17h04
Foi-se a época em que a TV Globo reinava absoluta na televisão brasileira e era benquista por todos os times de futebol. Embora mantenha-se ainda na liderança, e com folga, o canal carioca, bem como suas afiliadas, têm visto a concorrência cada vez mais próxima, bem como maiores dificuldades para firmar parcerias com os clubes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, inclusive, uma das principais retransmissoras da Globo, a RBS, foi vetada em entrevista no Grêmio Futebol Clube, um dos maiores times do país, por causa de uma manchete polêmica feita pelo jornal impresso “Zero Hora”, marca pertencente ao grupo RBS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do UOL Esporte, a decisão foi tomada pelo clube em resposta ao título da matéria do “Zero Hora” sobre a vitória do Internacional, principal rival do Grêmio. Na ocasião, o colorado bateu o Cruzeiro e na manhã seguinte o noticioso foi às bancas com o título: “Deu mole e cia”, com destaque para o “Deu mole”, expressão usada pelo técnico gremista Renato Gaúcho após a derrota para o Fluminense.
+Fátima Bernardes quebra o protocolo da Globo, abandona Encontro e vai para programa de namoro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, os torcedores do Grêmio chegaram a fazer campanha incentivando o cancelamento da assinatura do noticioso, que compõe um dos grupos mais importantes entre os aliados da Globo.
Em nota, a Zero Hora disse que não tinha a intenção de ofender o clube e seus torcedores. Ainda conforme o UOL, o veto à afiliada da Globo é tratado como posição institucional do Grêmio e foi definido pelo Conselho de Administração do Clube.
Bonner alfineta Bolsonaro
O apresentador William Bonner subiu o tom e quebrou protocolo da Rede Globo que orienta seus jornalistas a não se manifestarem publicamente, sobretudo via redes sociais, sobre política.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
Âncora do principal telejornal da Globo, o Jornal Nacional, do qual também é editor, William Bonner recorreu ao seu perfil no Twitter para tecer críticas, de forma implícita, à atual conjuntura política do país, e o post foi entendido como uma indireta ao presidente Jair Bolsonaro, que declarou guerra à imprensa brasileira, sobretudo à Globo, da qual o comunicador é contratado, e o impresso “Folha de S.Paulo”. Ainda, a declaração de Bonner pode gerar uma reação em cadeia e incentivar outros jornalistas a se posicionarem publicamente contra os ataques do presidente aos veículos de imprensa.
“Para a imprensa e a democracia, a gritaria hostil dos intolerantes pode ser até menos perigosa do que o silêncio amedrontado dos demais”, escreveu William Bonner.