Globo entra em guerra e não assina para transmitir o Carnaval do Rio
08/07/2019 às 17h02
A Globo ainda não assinou contrato para a transmissão do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval em 2020. A emissora carioca espera uma definição em relação ao número de escolas e ao formato que será adotado pela Lisea (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).
A emissora carioca, Globo espera uma definição em relação ao número de escolas no Desfile das Escolas de Samba e ao formato que será adotado pela Lisea (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Atualmente, existe uma briga entre várias agremiações. A confusão em uma tentativa de virada de mesa que tentou manter a Imperatriz Leopoldinense no Grupo Especial está atrasando a organização do Carnaval do ano que vem. A emissora, por exemplo, costuma pagar a primeira parcela da verba anual em julho. Dificilmente isto ocorrerá desta vez, pois o contrato de transmissão é demorado a ser fechado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Joelma surge dançando com o noivo em casamento, pega todos de surpresa e matrimônio é exposto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até agora a Liesa, que é a Liga responsável por administrar a folia carioca transmitida pela Globo, não definiu quantas escolas irão desfilar no ano que vem. Isso porque São Clemente e Imperatriz organizaram uma virada de mesa tardia. Isso causou um racha nos velhos controladores do jogo do bicho do Rio. Como a coisa ficou realmente feia, Jorge Castanheira, o presidente da Liga renunciou e até agora o cargo está vago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que o prefeito evangélico Marcello Crivella assumiu, o dinheiro público secou na festa profana. A desculpa dele é que a verba acaba favorecendo a TV Globo, empresa que mais lucra com o Carnaval. Por isso, o pastor gestor está determinado a abrir uma licitação e tirar do jogo do bicho (leia-se Liesa) o controle do Carnaval. Crivella diz que já há três grandes empresas interessadas mas essas mudanças só aconteceriam para o Carnaval de 2021. Uma das exigências do prefeito é que nesta nova empresa criada para administrar o Carnaval, o monopólio da transmissão seja retirado da TV Globo. Com isso, sem a verba, os barracões das escolas estão fechados. Algumas sequer conseguiram fechar seus compromissos em relação ao desfile deste ano com funcionários e fornecedores. Essas escolas pedem uma definição rápida com a emissora.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Filho discreto de Leonardo é apresentador da Globo, vai ao ar diariamente e você não sabia: “Mostramos tudo”
● Com Renata Fan fora, Denílson paralisa Jogo Aberto e perde o chão ao se despedir da Band: “Não me abandone”
● Dona Déa faz convidadas perderem o chão no Domingão e Huck é obrigado a agir às pressas: “Mulher, deixa”
Entretanto, outros fatores estão pesando. A transmissão do Desfile das Escolas de Samba no Carnaval carioca não é mais uma unanimidade interna. A bagunça na organização e a audiência não tão grande quanto em outros tempos pesam a favor. Desde 2015, a Globo diminui o número de técnicos e profissionais envolvidos a transmissão.
Todavia, também são citados outros exemplos para a queda de interesse na Globo. Um deles é o fim da produção mais caprichada dos sambas-enredos das escolas de Samba, que são exibidos nos intervalos da programação a partir de janeiro. Agora, uma simples arte aparece, que lembra os lyrics videos famosos no YouTube. O que da pra explicar é que são muitos interesses em jogo e quem mais perde com toda essa confusão é a qualidade do Carnaval carioca.
Gosta das notícias feitas por Nayara Bolognesi? A siga no Instagram para acompanhar mais sobre as últimas fofocas do momento: clicando aqui
Autor(a):
Nayara Bolognesi
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.