Globo explica por que não mostrou “Lula inflado” em telejornal
28/08/2015 às 18h57
A Globo foi bastante criticada nesta sexta-feira (28) por não ter mostrado um boneco inflado do ex-presidente Lula. O fato ocorreu às 7 da manhã, na Ponte Octavio Frias de Oliveira, que serve de cenário para o telejornal “Bom Dia SP”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o jornal apresentado por Rodrigo Bocardi começou, era possível ver a ponte e a Marginal Pinheiros, mas alguns minutos depois o enquadramento das câmeras mudaram, não sendo possível ter a mesma visão da região.
O “Lula inflado” foi criado pelo Movimento Brasil Livre, um dos grupos que pedem o impeachment da presidente Dilma. Em nota, a emissora dos Marinhos afirmou que sempre faz isso quando a grupos tentem vazar algo durante a exibição do telejornal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Temos várias angulações para evitar que grupos tentem vazar algo durante a exibição do telejornal. Do contrário, o telejornal seria usado involuntariamente como meio de exibição de tudo: marcas comerciais, protestos, cartazes gigantes vendendo produtos, a TV Globo não tem nenhum problema em mostrar protestos: o referido boneco já foi amplamente mostrado em nossos telejornais no dia 16, quando dos protestos contra o Governo Dilma. Mas a Globo não pode permitir que os cenários de seus telejornais sejam usados para estes fins (marketing, propaganda, protestos). Foi isso o que aconteceu. Será isso que acontecerá sempre que estivermos diante de uma manifestação desse tipo.”, diz a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE