ENTENDA SITUAÇÃO
CLTs desesperados: Jornal da Globo confirma 3 viradas no INSS que deixam trabalhadores distantes da aposentadoria em 2025
07/01/2025 às 20h15
Liberação do salário previdenciário está mais rígida, mas ainda existem algumas ressalvas para quem contribuía antes da reforma
Agora, em 2025, surgem novas regras para a aposentadoria do INSS. Elas atingem diretamente os trabalhadores e ganharam repercussão no G1, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para entender melhor, desde a reforma da Previdência, em 2019, o processo de concessão passou a mudar todos os anos para um determinado grupo de contribuintes. Essas alterações fazem parte da regra de transição.
Ou seja, quem já contribuía com o INSS antes da aprovação, lidará com as mudanças anuais até 2031. Elas foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício, misturando alguns pontos importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, cada uma delas ainda pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá. Pelo lado positivo, o contribuinte poderá se aposentar a partir da regra que for mais benéfica para ele, ainda que tenha que esperar.
Sistema de pontuação
Segundo a Globo, este ano, na categoria que junta tempo de contribuição com idade mínima, são 59 anos completos e 30 de contribuição para mulheres. Enquanto para homens, 64 e 35. O sistema de pontos, que soma a idade e o tempo de contribuição, também mudou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste caso, com a soma, para mulheres, são 92 pontos, e para homens, 102. As outras duas regras, aplicadas para quem estava prestes a se aposentar em 2019, não mudam, sendo a do pedágio de 50% e a de 100%. Elas definem quanto tempo a mais o trabalhador vai precisar contribuir para se aposentar.
Afinal, o que muda?
Pela regra geral:
- As mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição;
- Os homens devem ter idade mínima de 65 anos, com 20 anos de contribuição.
Mas, em 2025…
- A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.
- O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
- Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.
Como saber quanto tempo falta para a aposentadoria do INSS?
Acesse o aplicativo do Meu INSS, por meio do registro pessoal, e faça a simulação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Idade mínima e tempo de contribuição: Renata paralisa JN com nova lei do INSS e 2 mudanças para aposentar
● INSS crava 2 proibições no crédito consignado e atinge em cheio bancos e aposentados 60+ em 2025
● R$10B: Canetada de Lula ao INSS decreta revisão histórica que atinge 800M aposentados em 2025
Conclusão
Já para entrar com o pedido da aposentadoria, o processo também ser iniciado através da plataforma ou pelo telefone 135. É preciso que parte dos documentos já estejam em mãos.
+ Veja outras notícias da Globo, INSS, entre outros benefícios sociais aos cidadãos!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]