4 Restaurantes tradicionais de São Paulo sofreram intervenção da ANVISA após situação em meio a infestação de insetos vir à tona e jornalístico da Globo desmascarou o ocorrido ao público
Como já mencionamos em matérias anteriores, os passeios gastronômicos em meio a restaurantes e bares são super valorizados aqui no Brasil, ainda mais quando falamos em grandes metrópoles como São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, de acordo com o portal Pequenas Empresas & Grandes negócios, esse tipo de estabelecimento ganhou um destaque absurdo nos últimos anos na cidade que nunca dorme.
Apenas para contextualizar, São Paulo possui uma gama com 55 tipos de culinária em 156 mil bares e restaurantes espalhados em diversos bairros. Apesar dos grandes polos gastronômicos manter sua relevância alguns bairros residenciais também cresceram com esse setor nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não é apenas a cidade de São Paulo que se destaca por isso, o estado como um todo também. Mas apesar da sua relevância, o setor não fica isento de possíveis intervenções da ANVISA e até mesmo os restaurantes mais tradicionais podem virar alvos.
Expostos na Globo
Como o fato que ocorreu no dia 10 de novembro quando a ANVISA ordenou o lacre de 4 restaurantes em uma praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, região de Campinas, interior de São Paulo e o fato foi desmascarado pela Globo através do seu portal de notícias, o G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a inspeção do órgão ocorreu um dia antes, no dia 09. Conforme exposto pela própria ANVISA essa situação culminou após constatarem a presença de uma infestação de insetos, incluindo as temidas baratas, cujas quais foram observadas nos estabelecimentos.
Os restaurantes são os mais tradicionais da região e cujos nomes são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Triviali;
- Spoleto;
- Premium Pub;
- Piazza Focacceria.
A Anvisa ainda informou, por meio de uma nota, que “os restaurantes só seriam autorizados a reabrir quando conseguissem provar a eliminação da infestação”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e o maior de cargas do Brasil. Só no 2022, mesmo diante de um cenário pós pandêmico, o terminal recebeu fluxo de 14 milhões de pessoas.
Ainda de acordo com a agência, a Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, também teria que prestar os devidos esclarecimentos.
Qual foi a justificativa do aeroporto Viracopos diante da situação exposta pela ANVISA?
Em nota OFICIAL, na época, o Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre procura orientar os lojistas sobre obrigações previstas em contrato e se colocou à disposição para solucionar os problemas indicados.
Leia as notas na íntegra:
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, informa que o fechamento de quatro lojas pela Anvisa foi pontual e ocorreu em uma área isolada da Praça de Alimentação para a realização de ações corretivas por parte destes lojistas.
A administração do aeroporto sempre orienta os lojistas sobre as suas obrigações previstas em contrato e, agora, acompanha o trâmite dos processos, inclusive já se colocando à disposição da Anvisa para solucionar os problemas indicados.
Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana.”
Vale DESTACAR que os restaurantes citados não se manifestaram, até então, sobre o ocorrido mas o espaço permanece aberto caso os mesmos queiram se manifestar.
Porém, de acordo com apurações do TV Foco, ao que tudo indica, TODOS os restaurantes mencionados regularizaram a situação uma vez que eles ainda constam na pesquisa da praça do Aeroporto Viracopos, como podem consultar também através desse link.