Jornal da Globo expõe toda situação da marca n° 1 dos brasileiros que acabou sendo arrancada das prateleiras dos mercados após decreto da Anvisa devido à contatação de fezes de rato em produto mais consumido do país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquias do Governo. Vinculada ao Ministério da Saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS), o órgão atua visando ativamente a preservação e segurança da saúde da população. Inclusive, hoje iremos falar sobre a marca n° 1 dos brasileiros arrancada dos marcados pela reguladora. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto exposto pela Globo.
Vale dizer que, segundo o portal ‘G1’, da Globo, na ocasião, a Anvisa proibiu a venda e distribuição de uma das marcas mais amadas dos brasileiros e arrancou o produto das prateleiras dos mercados após identificação de fezes de ratos e larvas. A situação foi bastante polêmica e deixou todo mundo em choque por se tratar de uma marca de arroz.
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Como o arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, vale destacar a importância da atuação da Anvisa em proibir o produto contaminado. Visto que facilmente está presente na mesa dos consumidores. Seja acompanhado por outros alimentos simples, em receitas diferentes, ou até mesmo puro, o grão é o principal na dispensa dos brasileiros.
Bom, de acordo com informações do ‘G1’, portal de notícias da Globo, a autarquia cravou em janeiro de 2017, a proibição da fabricação, distribuição, comercialização e divulgação de um lote (204) de arroz longo fino tipo 1, da marca Favorito, empacotado e distribuído pela empresa Total Cesta Básica de Alimentos Ltda, da cidade de Contagem–MG.
Como já mencionamos, segundo a reportagem da Globo, a autuação da Anvisa ocorreu devido às matérias estranhas presentes no produto, que ofereciam riscos a saúde da população. Assim, foi cravado a proibição da venda do lote e a ordem de que a empresa deveria recolher os estoques das prateleiras dos mercados.
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Para quem não sabe, ao comer um alimento contaminado por insetos e larvas, é preciso que o cidadão consulte um infectologista ou clínico geral para uma avaliação, principalmente se os sintomas de mal-estar e infecção surgirem. Sendo assim, é importante evitar e de forma alguma consumir alimentos estragados ou contaminados por qualquer matéria estranha.
O que aconteceu após a proibição?
Diante disso, os lotes foram recolhidos o mais rápido possível, evitando maiores danos nos consumidores da marca de arroz. No que se refere ao posicionamento a empresa, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido até o momento desta publicação. Todavia, o espaço segue aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
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Ao buscar a marca de arroz popular nos mercados, foi constatado que o produto se encontra indisponível. Além disso, as redes sociais oficiais da marca estão desativadas. Tudo isso nos leva a acreditar que a marca pode ter sido extinta pela empresa.
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Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:
Fale com a Ouvidoria:
- Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
- Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Disque Saúde:
- Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
- Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:
- Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.
Site:
- Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Preencha o formulário online.