Jornal da Globo, mais conhecido como G1, confirma nova canetada de presidente Lula que atingirá cerca e 800 mil pagamentos do INSS
Na última sexta-feira, 05, o portal G1, da Globo, revelou mais uma canetada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao INSS. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou o grande pesadelo em 800 mil de pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de agosto deste ano, o Governo Federal irá realizar um pente-fino em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária.
Desse modo, os beneficiários que tiverem irregularidades, terão o benefício de R$ 1.412 ou mais cortados pelo Governo de Lula ainda este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo de revisão em benefícios temporários não era realizado desde 2019, fato que pode aumentar as irregularidades. Carlos Lupi reforçou que o pente-fino deve acontecer a cada dois anos.
De acordo com informações do portal da Globo, a previsão do INSS é checar a validade de cerca de 800 mil benefícios que estão vigentes há mais tempo. Caso estiverem irregulares, os pagamentos serão cortados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Lupi reforçou que os beneficiários que recebem o auxílio por incapacidade temporária há mais de dois anos devem realizar o novo exame para saber se são aptos ou não a receberem o pagamento.
“Isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”, disse o ministro. Carlos Lupi.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REVISÃO
Em seguida, o ministro explicou que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, pois alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários’, afirmou Carlos Lupi.
Além do INSS, o pente-fino também acontecerá em outros programas, como seguro-desemprego, Bolsa Família e mais.
O objetivo do governo de Lula é abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, pressionados por conta do limite do arcabouço fiscal, de acordo com a Globo.
Por fim, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, reforçou que o governo deverá realizar um bloqueio de R$ 35,9 bilhões em gastos por conta do arcabouço fiscal. A medida já está aprovada por Lula.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem o pagamento do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com o atendente do INSS. Para isso, basta ligar no número 135.