AGORA
Fim do RG: Jornal Nacional paralisa Globo com notícia de novo documento, prazo para emissão e data limite
03/01/2024 às 23h44
Noticiário da Globo repercutiu novas informações sobre a nova identidade aos brasileiros
William Bonner e Renata Vasconcellos apresentaram o Jornal Nacional, nesta quarta-feira, dia 3, na Globo. Foram divulgados detalhes sobre o substituto do RG no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o noticiário, o prazo para estados começarem a emitir a nova carteira de identidade encerra no dia 11 de janeiro. Até o momento, houve quase 3 milhões de emissões.
O anúncio da nova identidade nacional foi feito em 2022. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, além do Distrito Federal, outros 17 estados já emitem o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gradualmente, ele vai substituir o RG. E, para quem ainda não sabe, o modelo tem mais itens de segurança e também o registro do CPF, que é válido em todo o Brasil. Essa primeira via, em papel, é gratuita.
Além disso, ele conta com um QR Code para autenticação e um espaço para uso do nome social, caso seja necessário. No digital, o cidadão ainda pode incluir a CNH, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como emitir a nova carteira de identidade nacional?
É preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento nos postos de atendimento espalhados pelo país. Para crianças de até 11, a validade é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Para os maiores de 60, é indeterminado.
De acordo com o Governo Federal, o novo documento deve ser solicitado com amparo da Segurança Pública de cada estado, pela Polícia Civil ou Detran. Algumas localidades disponibilizam que a emissão seja feita através da internet.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Valor e lista de isentos: 2 viradas do IPVA para 2025 acaba de chegar voando a motoristas nesta quinta (26)
● Expulsão: Comunicado emergencial da Uber traz 5 alertas do que está banindo motoristas do app hoje (26)
● Caixa, Banco do Brasil e mais: Decreto do Banco Central em vigor traz proibição que atinge o PIX em 2024
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]