Noticiário da Globo repercutiu novas informações sobre a nova identidade aos brasileiros
William Bonner e Renata Vasconcellos apresentaram o Jornal Nacional, nesta quarta-feira, dia 3, na Globo. Foram divulgados detalhes sobre o substituto do RG no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o noticiário, o prazo para estados começarem a emitir a nova carteira de identidade encerra no dia 11 de janeiro. Até o momento, houve quase 3 milhões de emissões.
O anúncio da nova identidade nacional foi feito em 2022. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, além do Distrito Federal, outros 17 estados já emitem o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gradualmente, ele vai substituir o RG. E, para quem ainda não sabe, o modelo tem mais itens de segurança e também o registro do CPF, que é válido em todo o Brasil. Essa primeira via, em papel, é gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ele conta com um QR Code para autenticação e um espaço para uso do nome social, caso seja necessário. No digital, o cidadão ainda pode incluir a CNH, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.
Como emitir a nova carteira de identidade nacional?
É preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento nos postos de atendimento espalhados pelo país. Para crianças de até 11, a validade é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Para os maiores de 60, é indeterminado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Governo Federal, o novo documento deve ser solicitado com amparo da Segurança Pública de cada estado, pela Polícia Civil ou Detran. Algumas localidades disponibilizam que a emissão seja feita através da internet.