Se surpreenda ao saber tudo sobre a verdadeira exposição que a Globo fez em meio a jornal com comunicado urgente da Anatel devido à ocorrência de interrupções na Vivo
Não há dúvidas de que grandes operadoras como a Claro, TIM, entre outras, se destacam no mercado de telefonia móvel no Brasil. As empresas ofertam uma série de serviços essenciais aos usuários, possibilitando que os mesmos estejam sempre conectados. No entanto, hoje falaremos sobre um grande terror da Vivo exposto por jornal da Globo após problemas com usuários. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e veja o comunicado da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
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Bom, segundo o portal de notícias ‘G1’ da Globo, a ANATEL informou na última quarta-feira (04), que a Vivo poderá ser multada pelo órgão de comunicações devido a recorrentes falhas em seus serviços aos clientes da Grande Vitória, no Espírito Santo. Conforme o comunicado da agência, todas as operadoras de internet, telefonia e TV têm a obrigação de informar tanto a população quanto o órgão a ocorrência de interrupções.
Além disso, as operadoras têm o dever de realizar o ressarcimento proporcional aos consumidores pelo período de instabilidade onde houve a interrupção do serviço. Vale dizer que, a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) já se prepara e arma uma ação civil pública contra a empresa. Isso porque há mais de um mês moradores da cidade vêm expondo a instabilidade da operadora, afetando os serviços de internet, televisão e celular.
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As informações dão conta de que a ANATEL comunicou também que outras medidas podem ser adotadas. Segundo a agência, os consumidores prejudicados podem solicitar reembolsos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Conforme a DPES, “o órgão tem conhecimento da interrupção massiva dos serviços de internet e telefonia da operadora Vivo”, esse que ocorrem na Grande Vitória desde 2023.
No entanto, para ocorrer alguma ação civil, é necessário que, além das autuações extraoficiais que a Defensoria tem feito contra as grande operadoras, como a Vivo, é necessário que o cliente que sofreu com a falta ou instabilidade do serviço, façam reclamações formais junto ao órgão defensor.
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A Defensoria diz que além das empresas, terem que comunicar a queda de serviço, que os consumidores também o façam. Segundo as informações do ‘G1’, jornal digital da Globo, o defensor público Ivan Mater Caron, destacou que: “É preciso saber o horário, o dia específico, que horas que houve interrupção do serviço, que horas houve interrupção do serviço, o bairro afetado”.
Além disso, o advogado explica que por mais que a falha de serviço ocorra devido a vandalismos, furtos ou fatores climáticos, a operadora tem que estar atenta e preparada para agir e reparar os danos de forma rápida. Vale evidenciar que, todo esse caso se deu após um instabilidade gigantesca da Vivo causar grande irritação em moradores da Grande Vitória. Em alguns bairros em Vila Velha, a situação se repete.
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Pronunciamento da Vivo sobre o assunto
Em resposta ao ‘G1’, a Vivo se manifestou sobre o assunto envolvendo sua instabilidade no Espírito Santo. A operadora informou que, no caso de Vila Velha, os clientes podem estar com dificuldade em receber o serviço de telefonia e internet devido a vandalismos e furtos em equipamentos da empresa, e que esses ocorridos impactaram significativamente o funcionamento de rede da companhia.
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A Vivo ainda destaca que suas equipes técnicas trabalham no melhor tempo possível para voltar os serviços de forma rápida, no entanto, conforme a fonte, a empresa não estabeleceu quando a ação ocorreria. A companhia telefônica cravou que furtos, roubos e vandalismo de equipamentos causam impactos significativos os serviços de telecomunicações, prejudicam a população bem como serviços essenciais como a polícia, bombeiros e emergência médica.
Conforme a operadora em seu site oficial (vivo.com.br) existe uma orientação para que a população ligue para a Polícia Militar (190) ou para o canal de denúncias da empresa, quando identificada uma ação suspeita, ou seja, quando houver qualquer sinal de vandalismo ao patrimonio privado da empresa ou furtos.
Qual a maior operadora de celular do Brasil?
Segundo o portal TechTudo, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003. A empresa oferece serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura. Segundo a Anatel, são mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.