Exibida pela primeira vez pela Globo, a Copa do Mundo de futebol feminino rende à emissora um faturamento bem menor do que a Copa América – com a Seleção masculina -, que ainda é um torneio de menor expressão.
Neste ano, a Globo colocou no mercado 12 cotas de patrocínio para a Copa da França. No plano comercial, cada uma delas aparece custando R$ 1.239.740. O pacote é dividido em R$ 1.030.000 para a TV e R$ 209.740 para a o digital. A cota dá direito ao patrocinador de três comerciais de trinta segundos na televisão (sendo um em cada jogo da primeira fase do torneio) e a divulgação no site do canal na web.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Globo: Emissora surpreende, promove atriz às novelas e adia retorno de série estrelada por ela
+ Val Marchiori, milionária, vira apresentadora na RedeTV!, valor do salário vaza e assusta
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor é muito menor do cobrado pela Copa América, por exemplo, que é um torneio bem menos expressivo que uma Copa do Mundo, e tem pacote de patrocínio que pode passar dos R$ 10 milhões – ou seja: dez vezes mais do que cobrado pelo futebol feminino.
A Globo colocou no mercado um plano comercial com sete cotas de patrocínio para a Copa América, com dois tipos de cotas. A cota A saiu por R$ 6,9 milhões (R$ 6,4 milhões da TV e R$ 500 mil do digital), e a versão B saiu por 10,5 milhões (R$ 10 milhões da TV e R$ 500 mil do digital).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornalista da Record é demitida por erro imperdoável na emissora e crava: “Não me disseram nada”
● Globo confirma diagnóstico de câncer de ator aclamado aos 47 anos e famoso desabafa: “Venho lidando”
● Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel marca ótima audiência e mantém a vice-liderança absoluta
O patrocínio mais em conta, inclui 12 inserções da marca, sendo um comercial de trinta segundos por jogo, mais a divulgação na web. Já o tipo de cota mais caro dá ao patrocinador o mesmo tipo de divulgação do primeiro plano, sendo acrescentados oito comerciais de trinta segundos que são distribuídos nos intervalos das novelas, sendo dois nos breaks da trama das 18h e três (cada) nos folhetins das 19h e das 21h.
Das sete cotas que foram disponibilizadas no mercado publicitário, a Globo conseguiu vender seis, para marcas como: Chevrolet, Casas Bahia, Doril, Brahma, Itaú e Vivo. Se todas as empresas aderiram ao plano mais caro, o canal carioca embolsou até R$ 63 milhões, valor muito maior que da Copa do Mundo feminina, que ao todo podia conseguir R$ 14.876.880 se todos as cotas fossem vendidas.
Por outro lado, vale lembrar que a Globo transmite mais jogos da Copa América, com oito partidas na primeira fase (mais dois amistosos da Seleção estão inclusos no pacote). Já a Copa do Mundo de futebol feminino teve três jogos levados ao ar em sua fase inicial. Mesmo assim, existe um abismo de valores.