Globo fatura até 10 vezes menos com futebol feminino; veja valores

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A atacante Marta, principal jogadora da Seleção feminina do Brasil; Globo cobra valor bem menor para futebol feminino (Foto: Divulgação/CBF)

A atacante Marta, principal jogadora da Seleção feminina do Brasil; Globo cobra valor bem menor para futebol feminino (Foto: Divulgação/CBF)

Exibida pela primeira vez pela Globo, a Copa do Mundo de futebol feminino rende à emissora um faturamento bem menor do que a Copa América – com a Seleção masculina -, que ainda é um torneio de menor expressão.

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Neste ano, a Globo colocou no mercado 12 cotas de patrocínio para a Copa da França. No plano comercial, cada uma delas aparece custando R$ 1.239.740. O pacote é dividido em R$ 1.030.000 para a TV e R$ 209.740 para a o digital. A cota dá direito ao patrocinador de três comerciais de trinta segundos na televisão (sendo um em cada jogo da primeira fase do torneio) e a divulgação no site do canal na web.

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O valor é muito menor do cobrado pela Copa América, por exemplo, que é um torneio bem menos expressivo que uma Copa do Mundo, e tem pacote de patrocínio que pode passar dos R$ 10 milhões – ou seja: dez vezes mais do que cobrado pelo futebol feminino.

A Globo colocou no mercado um plano comercial com sete cotas de patrocínio para a Copa América, com dois tipos de cotas. A cota A saiu por R$ 6,9 milhões (R$ 6,4 milhões da TV e R$ 500 mil do digital), e a versão B saiu por 10,5 milhões (R$ 10 milhões da TV e R$ 500 mil do digital).

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O patrocínio mais em conta, inclui 12 inserções da marca, sendo um comercial de trinta segundos por jogo, mais a divulgação na web. Já o tipo de cota mais caro dá ao patrocinador o mesmo tipo de divulgação do primeiro plano, sendo acrescentados oito comerciais de trinta segundos que são distribuídos nos intervalos das novelas, sendo dois nos breaks da trama das 18h e três (cada) nos folhetins das 19h e das 21h.

Das sete cotas que foram disponibilizadas no mercado publicitário, a Globo conseguiu vender seis, para marcas como: Chevrolet, Casas Bahia, Doril, Brahma, Itaú e Vivo. Se todas as empresas aderiram ao plano mais caro, o canal carioca embolsou até R$ 63 milhões, valor muito maior que da Copa do Mundo feminina, que ao todo podia conseguir R$ 14.876.880 se todos as cotas fossem vendidas.

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Por outro lado, vale lembrar que a Globo transmite mais jogos da Copa América, com oito partidas na primeira fase (mais dois amistosos da Seleção estão inclusos no pacote). Já a Copa do Mundo de futebol feminino teve três jogos levados ao ar em sua fase inicial. Mesmo assim, existe um abismo de valores.

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Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

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