Em 2014, a Globo vai fechar com um aumento de 8% nas vendas publicitárias e um faturamento líquido de R$ 12,4 bilhões. Isso significa que a emissora arrecadou só com propaganda o equivalente a mais de seis Records (R$ 2 bilhões) e 12 SBTs de São Paulo (R$ 1,1 bilhão), segundo estimativas do mercado.
Segundo o jornalista Daniel Castro, a Globo vai faturar mais por causa da Copa do Mundo. A atração esportiva trouxe mais verbas para a emissora, principalmente na primeira metade do ano, e compensou a queda nos investimentos publicitários no segundo semestre, ocorrida pela estagnação da economia e pelas eleições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo faturou, neste ano, R$ 900 milhões a mais do que em 2013. É quase um SBT. Esse valor considera apenas as receitas das cinco emissoras próprias da família Marinho e a participação da matriz nas receitas de publicidade nacional veiculada pelas afiliadas. Na Record, o valor de R$ 2 bilhões também não considera as afiliadas. A receita do canal de Edir Macedo inclui mais de R$ 500 milhões arrecadados com a venda das madrugadas para a Igreja Universal do Reino de Deus. Os dados do SBT se referem apenas à sede de São Paulo.
No entanto, o cenário é desanimador para 2015. Os executivos mais otimistas da área estimam um crescimento semelhante ao da inflação, em torno de 6%. Por esse motivo, Band e Record já começaram a cortar gastos. O SBT vai evitar investimentos de risco e a Globo tem mantido cautela em seus orçamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE