Reportagem destacou informações importantes para que beneficiários não caiam em golpes
O Jornal Nacional tem chamado atenção para assuntos sobre o INSS. Em uma edição que foi ao ar no mês de abril, o noticiário trouxe à tona um novo crime que vem sendo cometido em torno da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, existem mais de 23 milhões de pessoas recebendo aposentadoria, segundo o Sistema Único de Informações de Benefício. Por se tratar dos mais velhos, muitas vezes, eles acabam caindo em golpes virtuais.
De acordo com a Globo, uma quadrilha tem conseguido acessar as contas dos auxiliados da instituição e solicitar empréstimos. Atualmente, existe um sistema de segurança que impede a liberação imediata, mas os criminosos prometem facilitar o desbloqueio às vítimas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma corretora autônoma conversou com o Jornal Nacional . “O cliente, quando vem pedir um empréstimo, tem urgência, tem pressa. Se eu pagar o valor que está sendo cobrado [pelos bandidos], dali uma hora o dinheiro está na conta e ele está feliz”, expôs em entrevista.
Ela revelou que os bandidos cobram de R$ 70 a R$ 100 pelo desbloqueio do consignado mais rápido, fazendo negociações por telefone. Porém, essa mesma quadrilha também vende dados dos aposentados para outros golpistas pegarem empréstimo no nome deles, criando uma verdadeira máfia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Eduardo Andrade, delegado de Repressão a Crimes Previdenciários, da Polícia Federal, se pronunciou sobre o esquema. “Investigações estão em andamento. Já foram feitas operações no passado. Algumas apontaram envolvimento de terceirizados e estagiários”, apontou.
Agora, há também uma busca interna para saber o que pode ser feito para evitar esses golpes. “Outras apontaram, por sua vez, a obtenção fraudulenta das senhas através de dispositivos de informática instalados clandestinamente nos computadores de servidores do INSS”, concluiu.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE