Globo faz gaga ser curada com agressões em O Sétimo Guardião e Conselho Federal intervém
27/11/2018 às 14h26
A Globo surpreendeu o público ao exibir uma cena polêmica na novela O Sétimo Guardião, na qual a personagem Stefania (Carol Duarte) era curada da gagueira com agressões. Ela foi estrangulada por Sampaio (Marcello Novaes) no capítulo do último sábado (24) e as imagens da gaga geraram revolta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Bruna Marquezine se livra das roupas que usava com Neymar
Prontamente, Conselho Federal de Fonoaudiologia interveio e emitiu uma nota de repúdio contra a emissora carioca. “Não se cura gagueira com susto ou violência e muito menos com agressão”, diz a nota, alegando que, apesar de se tratar de uma obra de ficção, o tema foi abordado com irresponsabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Após acusações, Pabllo Vittar tira a roupa, mostra tudo, e tamanho impressiona
Em O Sétimo Guardião, a personagem foi curada e, em seguida, ainda foi debochada pela cafetina, que disparou: “Ficou tão apavorada que ficou boa da gagueira”. A piada fez com que Stefania comemorasse a nova condição, dizendo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma. Eu não errei nenhum erre. Eu tô curada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Apoiador de Bolsonaro, Alexandre Frota surpreende ao defender bandeira LGBT
Esse tipo de agressão física e moral foi vista com maus olhos, já que trata a condição física de muitos brasileiros com deboche. A nota completa você confere a seguir:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Nota de Repúdio
O Conselho Federal de Fonoaudiologia repudia qualquer forma de violência.
+ Maisa desbanca filhas de Silvio Santos e vira sua sucessora no SBT
Flagramos no dia 24 de novembro uma cena da novela “O sétimo guardião” em que uma personagem “Stefania” que apresenta gagueira, após sofrer violência por meio de estrangulamento é “curada”. Apesar de sabermos que a obra é ficcional a cena veiculada é bastante equivocada e desrespeita, de maneira irresponsável os sujeitos que apresentam gagueira.
+ Antonia Fontenelle exige que ex de Wesley Safadão se posicione em polêmica: “Safada”
+ Maisa desbanca filhas de Silvio Santos e vira sua sucessora no SBT
A gagueira é considerada pela ciência como distúrbio ou transtorno de fluência da fala, que acomete pessoas, independentemente, de raça, nível sociocultural e grau de escolaridade. Acomete em torno de 5% da população brasileira, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros. Usualmente, pessoas que gaguejam apresentam dificuldade em suas relações sociais, comprometendo seu desempenho escolar e/ou profissional. A gagueira TEM tratamento e se feito de forma competente apresenta resultados extremamente promissores, minimizando danos emocionais e sociais. Nesse sentido, afirmamos: não se cura gagueira com susto ou violência e muito menos com agressão!!. Abordar o assunto desse modo, além de desrespeitoso é banalizar diversos sofrimentos, é perpetuar uma crença equivocada e nociva à sociedade. Além disso, incitar a violência para com aqueles que apresentam algum tipo de distúrbio, deficiência, ou “diferença” é uma forma perversa de preconceito! Na verdade é uma irresponsabilidade! Reproduzimos parte da nota oficial da Associação brasileira de Gagueira sobre o assunto: “A sociedade brasileira carece de um correto esclarecimento a respeito da gagueira, suas causas, impactos na vida da pessoa que gagueja e, principalmente, a necessidade de uma correta avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico especializado em Fluência. Quando a personagem pessoa que gagueja “se cura” da sua gagueira a partir de uma violência, incentivamos na sociedade a ideia de que o susto e práticas violentas como a surra ou o “bater na cabeça com colher de pau” são práticas aceitáveis”. Desta forma o Conselho Federal de Fonoaudiologia repudia qualquer desrespeito e incitamento à violência para com o diferente. GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA, TEM TRATAMENTO!!
Dra. Thelma Costa
Presidente
+ Cantora desmascara golpe de Pabllo Vittar para ganhar fama internacional