Dados divulgados mostram a Globo fatura valores altos para comercializar peças publicitárias nos intervalos de sua programação, com destaque para o Jornal Nacional, a novela das 21h e o futebol
Apesar de estar sofrendo com a concorrência das plataformas de streamings como Netflix e YouTube, a TV Globo continua faturando alto com as vendas de veiculação de comerciais em sua programação, sobretudo nos horários que compreende a transmissão de segunda a sábado do Jornal Nacional, da novela das 21h, atualmente A Dona do Pedaço, e, claro, o futebol, um dos produtos mais preciosos da emissora – em todos os casos, a Globo deixa sua principal concorrente na TV aberta, a Rede Record no “chinelo”.
Para se ter uma ideia, o anunciante que quiser veicular uma peça publicitária em um comercial exclusivo no Jornal Nacional terá que desembolsar nada mais nada menos que UM MILHÃO TREZENTOS E VINTE MIL REAIS (R$ 1,320), de acordo com informações do site Notícias da TV.
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Segundo o site, os dados fazem parte de uma lista de preços disponibilizada pelo departamento de negócios da própria Globo e, ao analisar os números, é possível ver que o grupo Globo cobra o valor acima de um milhão de reais para um “break exclusivo” do telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Em outras palavras, isso significa que o intervalo comercial entre uma parte e outra do Jornal Nacional será dedicada exclusivamente ao anunciante que se propor a pagar o valor cobrado.
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“O break exclusivo é um intervalo criado especialmente para a exibição de um único comercial/mensagem. Nenhuma outra marca, produto ou anunciante divide a atenção do telespectador”, justifica a Globo.
O Notícias da TV informa ainda que outros produtos da Globo que oferecem o “break exclusivo”, além do Jornal Nacional, são o Fantástico pelo preço de R$ 1,066 milhão, Tela Quenta por R$ 517,9 mil, Jornal da Globo R$ 291,5 mil, Auto Esporte R$ 296 mil e Temperatura Máxima R$ 254 mil – em relação ao tempo de duração do break, a emissora informou que isso só “sob consulta”.
De maneira geral, a Globo fatura alto com sua programação inteira, independente de tratar-se de comerciais exclusivos ou não. Para se ter uma ideia, o programa mais barato para quem quiser anunciar na emissora com maior audiência do país é o “Como Será” – a empresa cobra R$ 21,8 mil por um comercial de 30 segundos.
Já no chamado horário nobre da Globo que compreende a telenovela das 21h, que é o programa mais visto da televisão brasileira, a emissora cobra R$ 847,2 mil por cada comercial de 30 segundos. Em segundo lugar aparece o Jornal Nacional com um valor de R$ 825,5 mil por inserção – a título de comparação, o valor mais alto cobrado pela Record é no intervalo do “Jornal da Record”, vendido pelo preço de R$ 586,2 mil.
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Em relação aos eventos esportivos, o Notícias da TV aponta que esses pacotes são vendidos à parte, e geram um valor alto para os cofres da Globo, que só com a venda das seis cotas de patrocínio do futebol, a emissora faturou R$ 1,860 bilhões só neste ano.