Globo ignora variáveis e compara Shippados com Chernobyl, fenômeno da HBO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Sterblich e Tatá Werneck na série Shippados, da Globo (Foto: Divulgação)

Eduardo Sterblich e Tatá Werneck na série Shippados, da Globo (Foto: Divulgação)

A Globo vem promovendo algumas comparações entre seus produtos e outros internacionalmente reconhecidos. Dessa vez, o alvo da emissora foi a série Chernobyl, minissérie que foi fenômeno de audiência e repercussão produzida e exibida recentemente na HBO retratando aquele que foi um dos maiores acidentes nucleares da história da humanidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em publicação no Instagram, o canal comparou o “alcance” da série americana com a sua mais nova produção exclusiva do Globoplay, seu serviço de streaming, Shippados. Protagonizada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch, a série teve seu primeiro episódio exibido na TV aberta, na chamada “sessão Globoplay”.

+Emicida tem homofobia escancarada após música com Pabllo Vittar e pede desculpas publicamente

+Verão 90: Manu flagra João sem roupa com a ex e dá um fim no noivado dos dois

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Órfãos da Terra: Helena se desculpa e faz as pazes com Missade após forte traição

“Shipparam tanto que deu certo. O primeiro episódio de Shippados alcançou 17,8 milhões de pessoas na Globo. Isso é 75 vezes maior que as estreias das novas temporadas de Big Little Lies e de Chernobyl juntas. Quando aparece na Globo, aparece”, diz o canal carioca em peça publicitária publicada no Instagram e divulgada para agências de publicidade.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que o canal carioca levou em consideração apenas a audiência, esquecendo de outras variáveis. Olhando de primeira, pode parecer chocante que uma série brasileira tenha sido mais assistida que um fenômeno internacional nessas proporções, mas é algo relativamente fácil de explicar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Série Chernobyl, da HBO, é um verdadeiro fenômeno (Foto: Divulgação)

Isso porque, para fazer a comparação, a emissora carioca utilizou duas séries do mesmo canal, a HBO. Acontece que o canal é conhecido por seu caráter “premium”. Ou seja, além de ser um canal fechado, não é disponibilizado em conjunto com os tradicionais pacotes da TV fechada e só pode ser adquirido e pago à parte.

A Globo, por sua vez, exibiu o primeiro episódio de Shippados na TV aberta em um país continental. Ou seja, a capacidade de alcance da série brasileira em relação às americanas é exponencialmente maior. Trata-se, portanto, de uma comparação bruta de números utilizada pelo canal para animar o mercado publicitário.

+A Dona do Pedaço: Camilo leva novo chifre e resolve investigar Vivi Guedes

Além disso, não foi levada em consideração na análise de “alcance” a enorme repercussão das séries da HBO nas redes sociais e também a pirataria, que é extermamente maior em relação a séries renomadas internacionais. Com 12 episódios, Shippados foi lançada no serviço de streaming da Globo no dia 7 de junho. Mesmo com a “pegadinha”, não dá pra negar que a série repecutiu muito bem nas redes sociais.

Autor(a):

Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.

Sair da versão mobile